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5 Dicas para vender melhor seu produto através da foto.

Venda mais com suas fotos

Olá, neste artigo vou falar um pouco da minha percepção sobre fotos usadas para anúncios na internet, pois há mais de 10 anos estou à frente dos projetos: Ponto do Negócio e Lages Imóveis tendo assim uma visão de como devem ser as fotos ideais para publicações de anúncios classificados na rede, vale a pena ressaltar que as dicas e sugestões deste artigo não tem nenhum embasamento técnico, porém são baseadas na expertise acumulada ao longo do tempo, analisando desde as métricas de cada anúncio, comparando anúncios similares e também tirando fotos para nosso site.

Então vamos lá… temos vários fatores que influenciam para uma boa foto, entre eles relaciono alguns que acredito serem importantes:

Equipamento

Há uns anos atrás o ideal seria usar uma máquina fotográfica de boa qualidade, fosse ela digital ou não, mais com a evolução dos smartphones, hoje podemos sim ter uma boa foto de um smartphone ou tablet para o uso citado, e eles ainda facilitam a publicação do anúncio, já que as várias plataformas de anúncios disponibiliza o cadastro do seu anúncio com interfaces adequadas aos mais diversos tamanhos de telas (responsivo).

Uso de filtros e emoticons

O filtro deve ser usado com cuidado, a dica mais importante aqui é não perder as características originais do produto, um bom exemplo disso é a mudança de cor que muitos dos filtros disponibilizam, tanto nos devices quantos nas plataformas, acabam por alterar na hora da aplicação.

Já os emoticons não são bons para fotos de anúncios, pois eles tem por objetivo principal caracterizar uma emoção a foto, diante disso pode ocasionar alguns sentimentos que talvez não sejam os ideais para a decisão de compra do consumidor.

Também devemos ter o cuidado de mostrar o produto de forma adequada, pois criar uma expectativa muito alta do produto, pode frustrá-lo na hora da visita pessoal ou no recebimento.

Na minha visão devemos sim usar filtros, mais com muita cautela!

Qualidade da foto

Quando falamos em “qualidade” existem muitas variantes que podemos qualificar como fatores para boa ou má qualidade de uma foto, mas vamos aqui falar sobre fatores que podem ser perceptíveis visualmente:

Luz e sombra, este é um dos fatores que devemos ter cuidado, e não precisamos ter muito conhecimento para isso, a dica nesse caso é tirar várias fotos para comparar e escolher aquela que tem melhor visualização.

A qualidade (tamanho) do arquivo da foto também é muito relevante, principalmente para facilitar na hora do upload, a dica aqui é avaliar o tamanho que sua foto terá nas diversas plataformas de publicação. A plataforma que usar o maior tamanho de foto deve ser a referência para configurar sua foto já na hora do “click.”

Quantidade de fotos

A quantidade de fotos por anúncio varia muito de acordo com o produto que você está anunciando, vou usar o exemplo de carros, o mesmo modelo e ano de um carro pode ser percebido de formas diferentes na hora do registro, um veículo que tenha mais detalhes atrativos ao comprador deve ser registrado com mais detalhes e automaticamente mais informações e fotos.

Outro exemplo que podemos usar são os imóveis, um imóvel com 20 cômodos não terá o mesmo número de fotos de um imóvel com 3 ou 4 cômodos.

Por isso use o bom senso, sempre, registre tudo que seja relevante e pense como consumidor, o que você gostaria de ver na hora de comprar ou buscar um produto? Pense nisso na hora de definir a quantidade de fotos.

Local da foto

Este para mim é um dos principais fatores para uma boa foto, além de ter cuidados como luz e sombra, o local da foto tem que ser perfeito, cuidado para não aparecer pessoas, objetos, sujeira e animais, muita atenção, afinal o que realmente deve ter relevância na foto é o produto em questão.

No caso de fotos para comercialização de imóveis uma ótima e importantíssima dica é preparar o ambiente, flores e plantas valorizam, mesas e camas bem arrumadas também fazem uma grande diferença.

No caso de fotos de veículos a dica é encontrar um local ideal, de preferência que apareça a identidade da loja, ou no caso de anúncios particulares um local neutro.

Neste período à frente destes projetos por várias vezes percebemos imóveis no mesmo edifício por exemplo, que naturalmente teria os mesmos apelos de venda, porém aquele anúncio no qual as fotos tinham melhor “qualidade” acabavam naturalmente tento muito mais acessos e muito mais prospecções de venda.

Por fim sugiro que no momento de tirar as fotos de um produto para seu anúncio faça um checklist dessas dicas, pois tenho certeza que você terá uma melhora considerável em seu anúncio e por consequência a esperada venda!

Espero que tenham gostado das dicas!

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Marcelo S. Rodolpho
Marcelo S. Rodolpho
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