Blog

Exibir tudo

5 dúvidas que você não pode ter sobre Backup em nuvem

Possuir uma solução eficaz de backup em nuvem certamente fará você tocar os seu negócio com mais tranquilidade

Manter uma empresa funcionando é uma missão nada fácil. No dia-a-dia é necessário se multiplicar em três ou quatro para dar conta de tudo. E é justamente nesta rotina agitada que algumas pessoas negligenciam pontos importantes da empresa e infelizmente, um destes pontos é a segurança da informação, em especial o backup em nuvem.

Possuir uma solução eficaz de backup em nuvem certamente fará você tocar o seu negócio com mais tranquilidade. Entretanto, por ser uma solução nova para muitos, ainda existem algumas dúvidas que fazem as pessoas preferirem manter os backups dentro da própria empresa ou, em alguns casos, nem realizá-los.

Pensando nisso, nós da Platon separamos as 5 dúvidas mais frequentes que nossos clientes tiveram no momento em que optaram por implantar uma solução definitiva de backup em suas empresas.

Meus dados vão ficar expostos na internet?

Em softwares profissionais para realizar backup em nuvem todos os dados são criptografados antes de serem enviados ao datacenter. A chave criptográfica (senha dos dados) é definida pelo próprio cliente. Ou seja, só é possível acessar os dados inserindo a chave, tanto que se o usuário não souber a senha, não há como recuperar os dados. Isso é a garantia de confidencialidade da informação, portanto, os dados armazenados são arquivo morto sem a senha definida como chave criptográfica e ninguém tem acesso. Além disso, em soluções eficientes de backup em nuvem, o datacenter precisa atender a norma ISO 27.001 que é uma norma específica para garantia da segurança da informação.

Backup em nuvem é só para internet muito rápida?

A internet no Brasil tem muito a melhorar ainda, todos sabemos disso. Porém com os links convencionais disponibilizados pelas operadoras no mercado atualmente é totalmente possível utilizar uma solução backup em nuvem. O que vai ocorrer é que em alguns casos o upload dos dados será mais rápido do que outros, mas essa diferença só será notada no primeiro upload dos dados, e não afeta o correto funcionamento da solução. Falaremos mais sobre isso adiante.

Meu negócio ainda é pequeno, backup em nuvem é só para empresas grandes?

Independente do tamanho da empresa, a informação sempre será o recurso mais precioso. Os investimentos necessários para backup em nuvem são proporcionalmente equivalentes a quantidade de espaço (Gigabytes) necessários pra armazenamento. Na maioria dos casos, empresas menores possuem menos dados e o investimento para implantar a solução será menor.

Tenho muitos dados será que vai demorar para fazer o backup?

Como comentado antes, o que pode levar mais tempo é o primeiro upload de dados, pois nesta rotina ainda não haverá nenhum arquivo no datacenter. Então todos os dados serão enviados por completo. Após a realização do primeiro upload, os próximos backups serão incrementais. Isso quer dizer que só serão enviados os dados que foram modificados desde a realização do ultimo agendamento.

Backup em nuvem é caro?

E no topo do ranking, aí está a primeira dúvida. Antes de falar de preço de planos de backup em nuvem, é muito importante que seja percebido o real valor que esta solução tem para o seu negócio. Cada vez mais os cybercrimes  vem causando prejuízos incalculáveis para as empresas, um exemplo bastante em alta (infelizmente) é o ransomware. Sim, manter cópia dos dados em HD’s externos, pendrives, soluções de drive e afins, são medidas que auxiliam, mas não garantem por completo a integridade dos dados. Então, no momento de avaliação e definição de orçamento para backup em nuvem, é importante levar em consideração todos estes fatores, logo, backup em nuvem não é caro.

Na Platon nós possuímos uma solução de backup em nuvem que atende todos os pontos que farão você não precisar mais se preocupar com o risco de perder os dados de sua empresa. Muitas empresas já estão usufruindo dos benefícios de nossa solução e conseguem economizar com investimentos em segurança da informação.

Atualmente o plano mais comercializado pela Platon custa o equivalente a valor de uma pizza com refrigerante, É realmente muito barato!

Se você também quer viver com mais tranquilidade, deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para oferecer o melhor plano para sua necessidade.

Aguardamos seu contato e até a próxima!

 

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Diretor Comercial

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: