Blog

Exibir tudo

5 passos para criar sua página na internet

5 passos para criar sua página na internet

Então chega o momento em que a necessidade ou mesmo desejo de sair do offline fala mais alto e você decide colocar o seu negócio na internet, e por mais que pareça simples, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como e por onde começar esta jornada. Nesse post você vai conhecer os 5 passos para criar sua página na internet.

Por que é importante estar na internet?

Desde o princípio a internet veio como uma ferramenta poderosa para acesso a informação. E graças aos avanços na tecnologia e facilidades de acesso a esta rede, o comportamento das pessoas vem se transformando drasticamente.

Hoje em dia não existe nada que o Google não responda, anualmente são mais de 2 trilhões de pesquisas realizadas só neste buscador, isso sem contar os demais como Bing, Yahoo e os outros.

Isso quer dizer que cada vez menos as pessoas estão saindo de casa para procurar por algum produto, serviço ou empresa sem ter ideia do que querem. Pelo contrário, muitos clientes já sabem mais sobre aquilo que desejam do que os próprios vendedores imaginam.

Então com toda essa mudança no comportamento e na jornada de compra das pessoas, estar na “telinha” de seu público é fundamental para seu negócio. Confira abaixo os 5 passos para criar sua página na internet.

1. Defina seu objetivo

É fundamental ter clareza de qual será o objetivo de sua página na internet. É bem comum que o objetivo seja vender online, não entraremos aqui nos méritos de viabilidade ou não de seu produto ser vendido, mas caso queira montar uma loja virtual, encare isso como um novo negócio, fica a dica!

Além de vender diretamente através de uma loja virtual (e-commerce) você pode também possuir um blog para geração de conteúdos, ou um portal para lançamento de notícias ou ainda apenas ter um site institucional para que seu publico saiba que sua empresa existe e entre em contato contigo.

Enfim, não existe uma regra para isso, mas é muito importante validar qual formato irá ser realmente eficaz para o objetivo trassado pela empresa. Por isso é muito recomendado conversar com especialistas das áreas de marketing, vendas ou mesmo tecnologia para auxiliar neste processo.

2. Escolha um domínio

Este é o passo mais fácil para iniciar sua jornada na internet, só que não… Este processo é tão importante quanto a escolha do nome de uma empresa, afinal, na internet, será esse o nome de seu negócio.

A primeira escolha é definir entre um domínio nacional (brasileiro terminado em “.br”) ou internacional (.com .net e por aí vai) após isso vem a definição de qual melhor endereço para seu negócio. Abaixo algumas dicas importantes:

  • Evite endereços muito longos, como por exemplo: minhaempresaderoupasparafrio.com.br. Prefira abreviações ou nomes alternativos, neste caso roupasparafrio.com.br seria uma boa opção. Além de facilitar a dicção do endereço evitará que seu publico digite errado ao acessar sua página na internet.
  • Se seu negócio tem abrangência em todo o Brasil não utilize nome de sua localidade junto ao endereço. De alguma forma isso pode restringir a aceitação de pessoas que não estão na mesma localidade que você a se relacionar com seu negócio.
  • Na mesma linha da anterior, se seu negócio tem abrangência internacional, talvez faça sentido utilizar um domínio internacional, ou seja, sem o .br no final.
  • Caso existam variações de seu domínio que possam ser confundidas considere registrá-las . Exemplo, se você comprou o domínio minhaadvocacia.adv.br e o domínio minhaadvocacia.com.br está disponível, é saudável registrar ambos os domínios.

Garanta que e domínio fique registrado em seu nome ou de sua empresa. Isso vai te ajudar a não ter problemas com possíveis necessidades de mudanças no seu site futuramente.

Dá uma conferida neste post que falamos sobre o que é domínio e qual melhor opção.

3. Desenvolvimento do site

Esta etapa é a que mais demanda sua atenção para criar sua página na internet. Se lá no primeiro passo foi definido um objetivo para o site, a etapa de desenvolvimento será determinante para que este objetivo seja atingido.

Assim como no projeto de construção de uma casa o desenvolvimento é a etapa de construção de seu site. Por isso ter ao lado empresas e profissionais especialistas no tipo de site que irá desenvolver trás segurança e diminui os riscos de algo dar errado no final.

Um ponto chave no desenvolvimento de um site são as tecnologias utilizadas. Certifique-se de que a linguagem de programação, banco de dados (SGBD), framework e demais recursos de tecnologia são atuais, de fácil manutenção e compatíveis com os dispositivos de acesso utilizado pela maioria das pessoas.

Por fim, em plena era de smartphones e tecnologia em nuvem, não dá pra aceitar sites sem responsividade, ou seja, conteúdos que se ajusta a vários tamanhos de tela independente do dispositivo.

Para sites institucionais de caráter mais simples, uma boa opção são os Construtores de sites. Estas plataformas oferecem modelos pré-configurados de sites e você pode, sem entender de programação, criar seu próprio site de forma muito rápida e sem custo.

4. Escolha de um bom plano de hospedagem do site

Uau! Agora seu site está do jeito que você sempre sonhou e com isso chega o momento de ele ganhar um lar na internet para que possa dar as caras para o Mundo!

A hospedagem do site é o local físico (servidor) onde sua página ficará armazenada e disponível na internet. Aqui vão alguns pontos cruciais para escolha de um bom plano de hospedagem para sua página:

  • Ter uptime de no mínimo 99,9%, isso vai garantir que sua página esteja sempre online.
  • Ser compatível com as tecnologias e linguagens de programação que foram escolhidas na 3ª etapa de desenvolvimento.
  • Estar inserida em datacenter com certificação TIER III, garantindo assim bom desempenho e segurança dos dados.
  • A empresa de hospedagem deve possuir canais fáceis de comunicação para demandas de suporte. Além disso deve possuir também atendimento qualificado e pronto para auxiliar em questões de suporte ou dúvidas.
  • Possuir backups diários de todos os arquivos da hospedagem.

5. Atrair tráfego para o site

Tecnicamente neste ponto seu site já está pronto e disponível na internet. Ou seja, você não tem obrigação de realizar esta etapa. Mas vamos ser francos, de que adianta lançar uma página na internet e não ter visitantes nela?

Então, para ter sucesso na internet, trate com carinho a divulgação de seu site. Um bom trabalho de Marketing Digital fará toda a diferença para que seu site além de receber visitantes, receba também potenciais clientes.

Para cada tipo de negócio existem canais adequados para atração de tráfego. Algumas formas de atrair tráfego são:

  • Otimização de SEO e investimento no Google ADS para que sua página apareça no topo das pesquisas por palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
  • Atrair tráfego das redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.) para dentro de seu site através de postagens de interesse de seu público.
  • Envio de campanhas de Email Marketing para sua lista de contatos. IMPORTANTE! sua lista de contatos deve ser de pessoas que se relacionam de fato com sua empresa e o autorizaram enviar estas mensagens. Você não quer ser aquela pessoa chata que envia emails pra que não quer né?
  • Marketing de referência, esta prática consiste em deixar links de seu site em outros sites da internet. Avalie com seus parceiros, fornecedores e demais empresas que podem deixar um link para seu site na página deles.

Você consegue fazer tudo isso sozinho ou dentro de sua própria empresa? Sim. Mas é altamente recomendado procurar empresas e profissionais especialistas que entendam de estratégias de marketing para te ajudar de forma adequada.

Seja persistente!

Resultados grandes e saudáveis são conquistados a longo prazo. Não espere que do dia pra noite milagrosamente sua página na internet viralize, pode ser que isso aconteça, mas vai ser resultado de várias tentativas de erros e acertos.

Existem infinitos caminhos para que seu site tenha sucesso na internet. Portanto, se informar e estudar sobre o tema, faz toda a diferença. Além disso diversas empresas de seu setor já trilharam esta jornada, converse com estas pessoas que certamente você ganhará tempo e experiência.

E então, bora iniciar sua jornada para construir sua página internet? Deixa aí sua dúvida, sugestão ou crítica, nós aqui na Platon ficaremos muito felizes em conversar contigo e te ajudar em todo esse processo!

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo,não enviaremos spam para você.

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Comercial e Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: