Blog

Exibir tudo

5 pontos para inovar em seu negócio

Tenho percebido muitas empresas com dificuldades de mudar seus processos e inovar nos negócios. A tecnologia tem auxiliado muito a gestão dos negócios, porém, também tem tornado a vida de alguns gestores e empreendedores mais turbulenta. Neste artigo vou descrever 5 pontos importantes destas mudanças e como eu vejo que as empresas, gestores a empreendedores devam evoluir nesta transição de processos inovadores com as novas tecnologias.

Tipos de negócios

Ao meu ver, existem no mercado negócios mais tradicionais e outros que são completamente novos. Sobre os novos negócios, podemos até dizer que alguns, ainda nem demanda tem! É o caso da EspaceX do empresário Elon Musk (Dono da Tesla) que quer fazer voos ao espaço para turistas. Se compararmos um posto de combustíveis com a EspaceX, qual deles é mais inovador? Qual destes negócios exige mais tecnologia? E qual deles exige mais pesquisa?

Pensando por este viés, podemos concluir que o posto de combustíveis é um tipo de negócio conservador. Mas quem disse que ele não pode ser inovador nos seus processos? Há algumas décadas atrás não se imaginava que em um posto se venderia pão, balas, refeições, etc…. Aqui faço um pequeno parêntese. O tipo de negócio pode ser mais tradicional, mas deve inovar e aplicar novos processos e para isso usar muitas das novas tecnologias disponíveis no mercado.

banner_planilha_custos

Cultura organizacional

Quando falamos em melhorar processos dentro das empresas, automaticamente falamos de mudar também as pessoas que gerem e executam estes processos. Uma característica inovadora, em algumas pessoas já se tem de berço, ou até podemos dizer que alguns nasceram com isso. Mudar a cultura de um negócio é algo desafiador, porém ao final do processo é muito gratificante ver o resultado.

Planejar o constante engajamento dos colaboradores nesta cultura inovadora através de capacitações adequadas é um bom começo. Ao contratar um novo colaborador também podemos medir através de testes e exames, quais as características individuais e então selecionar candidatos que se adaptem melhor ao perfil da empresa.

Características do gestor

O líder é a peça central disso tudo a meu ver, pois é ele quem vai coordenar toda a orquestra. Se o gestor for mais ousado em inovar e buscar constantes melhorias do seu processo, isso afeta diretamente na cultura organizacional da empresa. Sabemos que geralmente a cultura vem de cima para baixo. Mas geralmente não quer dizer “sempre”. O líder deve também escutar sua equipe, ser aberto a sugestões e saber medir e ponderar as indicações de seus liderados, afinal uma equipe inovadora pode também direcionar a cultura organizacional da empresa para a inovação de processos.

O momento ideal de mudar

Ser o primeiro traz mais risco! porém se você chegar lá, vai trazer mais lucro! O que percebo no mercado é uma forte tendência das pessoas buscarem quem faz determinado trabalho bem feito e copiar integralmente ou parcialmente o que está dando certo. Poucas pessoas pensam em reinventar um processo. Isso não é ruim, mas também pode ser que não seja a melhor das idéias. Inventar ou reinventar um processo é mais trabalhoso, envolve mais tempo e muitas vezes mais investimentos. Com um bom PLANO e uma boa ESTRATÉGIA tenho convicção de que partir do zero é mais emocionante e muito mais gratificante se der certo! Não esqueça de que o risco de dar errado é maior.

Seja gradativo

Não queira parar todos os seus processos internos e reinventa-los tudo de uma vez! A probabilidade de dar tudo errado é enorme. Vamos partir do exemplo das novas tecnologias disponíveis no mercado. Os softwares mais usados hoje em dia no mercado são os ERPs –Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema de Gestão Empresarial. Existem vários ofertados no mercado e geralmente se vendem como a “solução completa para seu negócio”. Cuidado, as vezes começar com a automação de pequenos processos dentro da sua empresa vai lhe trazer mais segurança na hora de automatizar todos os seus processos.

Outro exemplo clássico é o gerenciamento de dados de sua empresa. No modelo mais tradicional temos servidores com estruturas físicas dentro das empresas e a evolução deste processo é manter estes dados na nuvem. Esta mudança é um ótimo exemplo de mudar seu processo gradativamente.

Bem, é meio clichê, mas para que sua empresa continue no mercado e tenha sustentabilidade a inovação é fator chave neste processo.

Dá uma olhada nesses outros posts que você pode gostar:

Espero ter ajudado, grande abraço!

 

Marcelo S. Rodolpho
Marcelo S. Rodolpho
Diretor Administrativo

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: