Blog

Exibir tudo

A importância de manter o foco no Core Business

Olá, você sabe qual é o Core Business – CB do seu negócio?

Um bom conceito disso é responder a você mesmo, o que seu negócio faz? E entender todos os procedimentos que são relevantes para garantir um produto/serviço competitivo e atrativo ao mercado. Entendendo este conceito, vou listar algumas dicas para você definir o CB do seu projeto.

1º passo – Identifique todos os procedimentos que influenciam no seu processo; (Ex.: Procedimentos administrativos, vendas, TI, transporte, armazenamento, etc.)

2º passo – Se necessário, vá mais a fundo, por exemplo, em procedimentos administrativos, você pode citar: Emissão de NF, controle financeiro, compras, marketing, gestão de pessoas, etc.)

2º passo – Identifique quais deles tem relação direta com seu produto ou serviço e que são fator de sucesso para seu cliente;

3º passo – Você encontrou os procedimentos que não tem relação direta com o Produto ou o Cliente,  estes são indicados a eliminar a execução interna e talvez terceirizar.

Ok, feito isso, vamos falar um pouco das vantagens e cuidados de eliminar procedimentos internos do seu negócio.

Sabemos que nos dias atuais o tempo dedicado a seu negócio é um dos fatores mais importantes na escala de sucesso. Então pense comigo o seguinte cenário, imagine que dentro da sua empresa de biscoitos você realizou um pesquisa no mercado, onde foram registrados os seguintes apontamentos: Seu biscoito entre outras 9 marcas do mercado local, foi dito como o mais saboroso e com preço justo. Mas a pesquisa também apontou que muitas vezes o consumidor opta por outra marca pela indisponibilidade do seu biscoito em determinados pontos de venda. Analisando seu processo, você percebe que não tem caminhões suficientes para realizar entregas adequadas em todos os pontos de venda da região.

O exemplo acima é um bom caso onde podemos identificar que a entrega de seu produto, pode não fazer parte do CB do seu negócio e pode ser facilmente resolvida através de parcerias entre empresas de transporte e sua empresa.

Mas vamos usar também o exemplo acima para listar vantagens e cuidados a serem tomados.

Vantagens:

– Redução de custos;

– Acesso a profissionais especializados;

como montar estrutura home officePowered by Rock Convert

– Possibilidade de cancelar vínculos após períodos específicos;

– Maior disponibilidade de recursos e pessoas internas;

– Menor busca por conteúdo intelectual;

– Menor número de processos a serem geridos e executados pela equipe.

Cuidados:

– Verifique se seu fornecedor tem boas indicações;

– Verifique quanto tempo a empresa tem de mercado;

– Se possível realize testes com o serviço antes de contratar;

– Cuidado com a qualidade do terceiro;

– Esteja atendo se o impacto de possíveis custos adicionais são relevantes a margem de contribuição de seu produto.

Falando em CORE BUSINESS, aqui na Platon, o nosso é tecnologia em nuvem, somos especialistas nisso e podemos falar um pouco sobre como vemos o cenário atual do mercado. Como as empresas estão gerindo as suas demandas em nuvem? Elas sabem que podem migrar para nuvem? Quais as vantagens sobre os custos? Bom vamos ter que falar mais sobre isso em outros artigos,  pois tem muita coisa para avaliar quando falamos em migrar, mas uma coisa podemos adiantar aqui para vocês: Sobre os nossos clientes que optaram em terceirizar este serviço e migraram do servidor local para nuvem, podemos dizer que só a otimização de sua mão de obra com foco no real objetivo dos negócios, valeu por cada passo dado rumo a nuvem.

Nós aqui da Platon Tecnologia em Nuvem, percebemos diariamente que alguns dos serviços padrões de TI necessários para a grande maioria das empresas do país, estão fora do CB dessas empresas. E sendo realmente modestos, muitas vezes conseguimos através de um bom atendimento consultivo, entender a real necessidade de nossos clientes e trazer soluções práticas e viáveis para que estes clientes consigam eliminar processos internos que apenas lhes tomam tempo e causam stress.

Espero ter ajudado, grande abraço!

Marcelo S. Rodolpho
Marcelo S. Rodolpho
Diretor Administrativo

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: