Blog

Exibir tudo

Como fazer backup em nuvem?

como fazer backup em nuvem

Já faz um bom tempo que o termo backup faz parte do nosso dia-a-dia. Vivemos na era em que tudo está registrado em computadores, smartphones e demais dispositivos. Com isso, garantir a segurança de todos estes dados é garantir a própria sobrevivência no mundo atual. A nuvem é a forma mais eficiente de armazenamento de dados, mas então, como fazer backup em nuvem?

Backup é a cópia de segurança de seus dados, ok? Antigamente utilizavam-se pendrives, fitas DAT, CD’s, HD’s externos e por aí vai… Com a chegada da nuvem, surge então um meio mais seguro, escalável e barato de se garantir a segurança dos dados.

Quer saber o que realmente é a nuvem? Cuidado, tem gente comprando “gato por lebre” por aí hein hehehe… Confira esse artigo que explica melhor o que é nuvem pra você.

É importante destacar que fazer backup em nuvem não é realizar cópia dos dados da empresa para uma plataforma de compartilhamento de arquivos (DropBox, OneDrive, Google Drive, etc.). Muitas pessoas confundem soluções de compartilhamento de arquivos com solução de backup. Tome muito cuidado com isso!

Vale ressaltar que as soluções mencionadas acima são excelentes soluções de mercado, porém com foco diferente de uma solução de backup em nuvem.

Para ser considerado um backup, o procedimento realizado precisa atender a quatro pontos básicos:

  • Retenção de dados, que trata do versionamento dos dados armazenados;
  • Compactação, para otimizar a utilização do armazenamento em nuvem;
  • Criptografia, para garantir sigilo e integridade sobre os dados armazenados;
  • Relação de confiança de computador, os dados podem ser restaurados apenas em computadores autorizados;

Portanto, para realizar backup em nuvem, é necessário buscar soluções específicas que tenham a finalidade para tal.

Como funciona um backup em nuvem?

O backup em nuvem é composto por um conjunto de recursos que somados garantem o sucesso no funcionamento desta solução. Confira a seguir.

Software de backup

É a aplicação (sistema) que fica instalada em um ou mais computadores da empresa. É no software que são efetuadas todas as configurações de arquivos que serão salvos, dias e horários em que os backups serão realizados, período de retenção dos dados e todas as demais configurações.

Além da parametrização, o software executará automaticamente as rotinas de backup, onde o mesmo irá compactar, criptografar e enviar os dados para a estrutura de nuvem através da internet.

Estrutura de nuvem

A estrutura de nuvem é o local físico dentro de um datacenter, onde ficarão armazenados os dados.

Desta forma é imprescindível que o datacenter possua certificações que garantam disponibilidade e segurança dos dados. Certificações como TIER III e ISO 27.001 atendem a estas necessidades.

Uma vez que os dados são criptografados ao sair da estrutura da empresa, os mesmos são armazenados de forma totalmente segura dentro da estrutura de nuvem, ou seja, ninguém terá acesso as informações que estão armazenadas na nuvem.

Central de monitoramento do backup

Para controlar de forma eficiente os backups, dentro da estrutura de nuvem, há um sistema, uma espécie de central fazendo monitoramento automático de todas as rotinas de backup afim de certificar se as rotinas estão sendo executadas com sucesso, ou não.

Dentre as funções da central de monitoramento do backup, está o envio de relatórios completos por email informando o status dos backups. Inclusive, mesmo que por algum motivo o backup não seja realizado, a central enviará o relatório informando que o backup está inconsistente.

Na central também ficará todo o histórico de rotinas executadas, e a integração com o software de backup para efetuar restaurações e demais configurações, como por exemplo, redefinição de arquivos que estão em retenção.

Backup em nuvem é para qualquer tipo de negócio?

Sim! Um paradigma muito forte existente, é de que backup em nuvem é algo de grandes empresas, multinacionais e que depende de altíssimos investimentos e uma conexão de internet padrão europeu.

Esquece isso, backup em nuvem é pra todo mundo! Atualmente é possível contratar volumes menores de espaço que além de baratos são extremamente viáveis tecnicamente para qualquer configuração de computador e com links de internet convencionais entregues no mercado.

Então não da pra negligenciar a segurança dos dados de seu negócio e esperar que o pior aconteça. Busque o quanto antes uma solução eficaz de backup em nuvem.

Ainda está com dúvidas de como fazer backup em nuvem? Então deixe seus dados abaixo que iremos te explicar melhor e não vamos lotar sua caixa com SPAM. 😀

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo, não enviaremos spam para você.

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Comercial e Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: