Blog

Exibir tudo

Cuidado, armazenamento em nuvem não é backup

hard drive

O termo backup muitas vezes é confundido com sua tradução literal (cópia de segurança), porém, mais do que ter uma cópia dos dados, é importante que estes dados possam ser recuperados de forma eficiente e segura por completo. Dessa forma, armazenar arquivos em nuvem não garante sua segurança. Entenda o porquê!

Cada vez mais o tema: Segurança da Informação vem ganhando espaço nas discussões corporativas contemporâneas. A quantidade de novas ameaças cibernéticas, negócios que sofrem com perda de dados e a própria LGPD reforçam a necessidade de discussão e ações para melhorar a segurança de informação em todos os negócios.

Com isso várias medidas para aumentar os níveis de segurança da informação são tomadas. Estas medidas passam por: adequações nos processos operacionais, implantação de uma política de segurança da informação, conscientização dos colaboradores até chegar em melhorias de tecnologias como soluções de anti-vírus, firewall, e melhorias na forma de fazer backup. É justamente na melhoria do backup que algumas empresas estão errando.

Meu backup tá certo?

Vou ignorar nesse post os modelos legados de backup como, HD externo, pendrive, backup local e os outros ok? Um dos grandes erros que as empresas cometem quando querem possuir um backup em nuvem é utilizar soluções de armazenamento em nuvem como solução de segurança dos dados.

O que há de errado com soluções de armazenamento em nuvem?

Absolutamente, nada! Soluções de armazenamento em nuvem são super eficientes, são seguras, e são a vanguarda da forma de se armazenar dados. Algumas soluções em nuvem como Google Drive, Drop Box, One Drive e Platonic Drive possuem, além do espaço em nuvem, diversos recursos para gerenciamento de usuários, controle de permissões, aplicativos para smartphone e por aí vai…

As soluções de armazenamento em nuvem são focadas em disponibilizar arquivos em nuvem. Com este tipo de solução você consegue acessar os seus dados de qualquer lugar no mundo em diversos dispositivos. Além disso, consegue compartilhar e ter controle de acesso aos seus dados.

Por que não utilizar como backup?

O problema de utilizar uma solução de armazenamento como backup em nuvem, é que existem recursos importantes que somente soluções de backup em nuvem possuem. Existem algumas vulnerabilidades que a solução de armazenamento possui e a solução de backup em nuvem resolve. Algumas delas:

  • Acesso de qualquer dispositivo, sem controle de computadores autorizados;
  • Exclusão permanente, sem retenção e versionamento dos arquivos;
  • Acesso aos dados sem criptografia, qualquer pessoa pode ver as informações armazenadas;

Solução de backup em nuvem

Em uma solução de backup em nuvem a prioridade é assegurar que todos os dados estejam seguros, íntegros e disponíveis no momento mais importante, que é a restauração dos dados. É por isso que uma solução de backup em nuvem se diferencia de uma solução de armazenamento em nuvem.

Separei pra você este artigo onde explico como funciona uma solução de backup em nuvem. Você notará que de fato há uma grande diferença entre as duas soluções.

Então qual opção escolher?

Uma coisa é certa, a nuvem está aí. Isso quer dizer que cada vez menos os dados ficarão armazenados dentro das próprias empresas. As soluções de armazenamento trazem muita produtividade e tornam o dia-a-dia das empresas muito mais interativo. Entretanto, não se pode deixar de lado as questões de segurança.

Uma solução não exclui a outra!

Ficou com dúvida? Faça-me uma pergunta:

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo, não enviaremos spam para você.

 

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Comercial e Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: