Blog

Exibir tudo

Cuidado, o seu backup pode ser uma ameaça

security

Na busca por mais segurança nos dados algumas empresas acabam fazendo a coisa certa da maneira errada em relação ao backup.

Backup já não é mais um item de luxo pra ninguém, vários softwares de gestão e até mesmo aplicativos possuem funções nativas para realização de backups dos dados. Tratando-se de uma atividade corporativa (o seu negócio) é inconcebível que em pleno 2019 não haja qualquer tipo de backup para garantir a integridade dos dados de sua empresa.

Mesmo parecendo óbvio, muitas empresas ainda acreditam na ideia de que seus dados não são importantes ou mesmo de que incidentes só acontecem com “os outros” e por aí vai… Se você faz parte deste grupo de pessoas que ainda não possui nenhum tipo de backup em seu negócio, recomendo já iniciar com uma solução de backup em nuvem, pois é a solução mais rápida, qualquer pessoa consegue operar e é muito barata, também recomendo a leitura deste artigo, para que você possa entender melhor como funciona este tipo de solução.

Mas se você já possui alguma solução para backup em sua empresa, gostaria de chamar sua atenção para uma questão importante, você sabia que existe diferença entre cópia de de segurança e backup? É claro que não estou me referindo a tradução da palavra backup ok?

Muitas empresas possuem solução que realiza cópias de segurança dos dados sem três características cruciais de uma efetiva solução de backup, essas três características são:

  • Compactação
  • Criptografia
  • Retenção

Estas características garantem, otimização de utilização de armazenamento, sigilosidade e possibilidade de controle de versão dos dados. No que se refere a armazenamento vários erros são cometidos e na lista a seguir apresento alguns dos mais recorrentes que presencio em várias empresas:

  1. Copiar os dados para um HD externo e levá-lo para outro local;
  2. Manter cópia no mesmo servidor ou computador;
  3. Manter cópia dos dados dentro do mesmo endereço, prédio, sala, etc.
  4. Utilizar solução de compartilhamento de arquivos em nuvem para copiar os dados, como por exemplo o Google Drive, OneDrive, DropBox e semelhantes;
  5. Salvar os dados em pen drive e outros dispositivos não seguros;

O negligenciamento de uma solução efetiva de backup acarreta em prejuízos significativos para a empresa. É fato, se algum problema ocorrer com algum arquivo, a restauração dele a partir de qualquer um dos locais citados acima tem grandes chances de ser bem sucedida.

A questão é: Qual a probabilidade de, ao precisar de um arquivo, o mesmo esteja íntegro, atualizado, e disponível para restauração imediata? Indo um pouco além, porém não menos importante, em qual destes locais de armazenamento há garantia de que não haverá vazamento de dados? E em quais destes locais há a possibilidade de por algum acidente físico ou falha de hardware você ficar sem os seus dados?

Imagine a seguinte situação: Os dados são mantidos em um HD externo e religiosamente todas as sextas-feiras você realiza uma cópia de todos os arquivos da empresa para este HD e os leva para casa. Se por algum motivo algo não da muito certo no meio do caminho, o seu HD com todos os dados da empresa vai parar nas mãos de qualquer pessoa, e em alguns casos, as intenções desta pessoa podem não ser as mais legais. Nesta situação ao invés de segurança, você está oferecendo risco para sua empresa!

Então o que é backup?

Para verdadeiramente garantir a segurança dos dados da empresa é preciso unir um software de backup armazenando os dados em um local seguro. Um bom software de backup deve possuir funções como criptografia dos dados, compactação e controle de retenção, além disso, alguns softwares oferecem configurações avançadas como filtro de extensões de arquivos (exemplo o .MP3) e possibilidade de execução rotinas do sistema operacional antes e após as rotinas de backup. Com a utilização de um software há também a automatização da execução das tarefas de backup, ou seja, não há o risco de alguém esquecer de realiza-lo e a empresa ficar com backup desatualizado.

Em relação a armazenamento seguro o primeiro aspecto é de que este deve estar distante do local de origem dos dados, isso para evitar que incidentes como catástrofes naturais, cibercrimes (ransomware) e incêndios afetem além dos dados originais também o backup. Outra característica importante no local de armazenamento é a redundância, dispositivos simples como HD externo, pen drive e até mesmo HD interno do computador ou servidor são bastante comuns de apresentarem falhas em seus mecanismos e ficarem inacessíveis. Portanto, estruturas computacionais em nuvem, oferecem várias redundâncias e altíssima disponibilidade, pois estas armazenam os dados em storages que de forma resumida são conjuntos de vários discos (HD’s) somados oferecendo mais desempenho e disponibilidade.

O custo para montar uma estrutura de armazenamento com todas as redundâncias e padrões de segurança recomendados é extremamente alto e é inviável para grande maioria das empresas. É aí que entram em ação os datacenters, que são estruturas totalmente dedicadas ao armazenamento, processamento e disponibilização de nuvem computacional sob demanda para qualquer tamanho de negócio. Porém, no momento de escolha de um datacenter é preciso avaliar se o mesmo possui certificações para realmente garantir segurança, disponibilidade e alta performance. Atualmente as algumas das certificações que asseguram estas características são: TIER III e ISO 27.001 entre outras.

Então, a partir de agora de uma revisada e repense em como está funcionando o backup em sua empresa. Será que não está realizado apenas uma cópia de segurança? E sobre o local, você sente segurança ou mesmo sabe onde estão sendo armazenados os dados de sua empresa?

Aqui na Platon nós possuímos uma solução completa para realizar backup em nuvem que atende a todos os requisitos a nível de software e estrutura de armazenamento. Para te ajudar a identificar o nível de segurança atual de sua empresa em relação ao backup nós disponibilizamos um diagnóstico gratuito onde te enviamos por email um parecer técnico apresentando oportunidades de melhoria no nível de segurança de seus dados. Basta acessá-lo clicando no botão abaixo:

Fazer diagnóstico

Se tiver interesse em saber mais sobre backup em nuvem ou mesmo outros assuntos relacionados a tecnologia, entre em contato conosco através do chat online, telefone, email ou mesmo em nossas redes sociais. Um grande abraço e até o próximo artigo!

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Comercial e Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: