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Dicas para melhorar o relacionamento com o cliente as empresas de TI

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Construir um bom relacionamento com o cliente é essencial atualmente. Pesquisas mostram que os clientes possuem altas expectativas em relação a um atendimento melhor e mais qualificado. Nesse contexto, descubra boas práticas de marketing para aplicar na sua empresa de T.I.

Com a aceleração ainda maior do crescimento do consumo online devido à pandemia do Coronavírus, implantar uma estratégia que leve em conta a experiência do cliente pode fazer a diferença em relação aos seus concorrentes. 

O e-commerce teve o maior aumento dos últimos 20 anos em agosto de 2020, quando registrou aumento de 47% nas vendas, segundo dados da pesquisa Ebit | Nielsen publicados no Meio & Mensagem.

A pesquisa ainda revelou que a expectativa de crescimento para 2021 é de 26%, com a retomada gradual da economia, proporcionando uma oportunidade ainda maior de expansão.

A união fundamental entre marketing e TI

Nesse cenário, passou a ser primordial alinhar o setor de T.I. com a equipe de marketing. É fundamental que cada planejamento seja baseado em dados precisos e devidamente analisados.

Assim,  as empresas conseguem tomar decisões mais assertivas e estratégicas, otimizando, cada vez mais, suas entregas.

A utilização de ferramentas tecnológicas no marketing gerará amplos benefícios para um empreendimento, como o aumento do engajamento com clientes, aceleração nos sistemas de vendas, otimização da produtividade da equipe e atração e fidelização de novos consumidores. 

Para as empresas de TI, a harmonia entre os dois setores é capaz de incrementar as vendas e melhorar o relacionamento com clientes. Por isso, é imperativa a cooperação entre as duas áreas.

O relacionamento com o cliente na perspectiva do TI

Como falamos, a união entre TI e marketing é imprescindível para o sucesso de um empreendimento nos dias de hoje.

Entretanto, uma das principais dificuldades das empresas de TI atualmente é a maneira correta de proceder na abordagem a possíveis clientes.

A maioria dos profissionais da área possui um viés extremamente técnico e, portanto, dificuldades para lidar com o lado comercial do negócio.

Uma pesquisa exclusiva realizada pela Hiver constatou que 80% dos consumidores nos EUA esperam uma experiência melhor de atendimento ao cliente durante a pandemia de Covid-19.

A satisfação é um dos pontos a serem atendidos no relacionamento com os clientes. Cumprir prazos e ter bons preços é básico.

Porém, o sucesso de qualquer negócio vai muito além da conquista de clientes. Mais do que ter novos clientes é importante fidelizá-los através do marketing de relacionamento.

Em muitos casos, o cliente fica fascinado não apenas pelo produto ou serviço, mas principalmente pela forma como é atendido. Demonstrar empatia, entender as dores do cliente e não repetir os mesmos erros aumenta as vendas recorrentes.

E não para por aí. Na era das redes sociais, um cliente plenamente satisfeito tende a compartilhar sua experiência, apresentando seu negócio a outros e aumentando ainda mais a presença da sua marca e amplificando a sua rede de potenciais consumidores.

Dicas para melhorar o relacionamento com o cliente nas empresas de TI

Pensando em tudo isso, nós preparamos algumas dicas para otimizar a relação da sua empresa com os clientes nas empresas de TI.

Algumas delas pode ser que você já utilize, enquanto outras podem se mostrar valiosas para a evolução do seu negócio.

1 – Tenha um SAC eficiente

Ter um Serviço de Atendimento ao Cliente eficiente faz toda a diferença.

Quando as expectativas do cliente não são atendidas, o mínimo que ele espera é uma demonstração de atenção a sua demanda e que o problema que teve seja solucionado. 

Invista em um sistema de SAC e monitoramento integrado e, se puder, automatizado, nas redes sociais.

As tendências  mostram que os consumidores têm preferido entrar em contato com as empresas via Whatsapp ou Facebook.

Acompanhe efetivamente o seu relacionamento com os clientes nesses canais, para ampliar as possibilidades de retê-lo por mais tempo.

2 – Invista em Inbound Marketing

Inbound Marketing, nada mais é que marketing de conteúdo – uma estratégia para atrair clientes organicamente.

Através de um blog de conteúdo será possível gerar credibilidade para os serviços e soluções oferecidas.

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O Inbound Marketing tem como pilar central a criação e compartilhamento de conteúdos pensados e projetados para atrair, convencer e fidelizar um público específico.

São utilizadas as estratégias de produção de textos, seleção de imagens e direcionamento de canais para estabelecer uma comunicação mais direta e, de certa forma, pessoal com os clientes, criando e fortalecendo relacionamentos.

Desse modo, a produção de conteúdo irá ajudar sua empresa a ganhar autoridade e se tornar referência em suas áreas de atuação.

O marketing de conteúdo também é capaz de melhorar organicamente o seu ranking em serviços de busca utilizando técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave e planejamento de posts focados em personas interessadas no seu negócio e na jornada de compra delas.

3 – Acompanhe a evolução e aposte em estratégias nas mídias sociais

No mundo de hoje, nada evolui e muda tão rápido quanto as mídias sociais. E se os usuários se adaptam e até fomentam esse crescimento, é preciso que as empresas os acompanhem nessa jornada.

Atualmente, os consumidores buscam comprar de empresas que se posicionam nas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e mais recentemente até mesmo no Tik Tok, apesar de cada uma contar com um perfil de usuário distinto.

Portanto, é necessário mapear a sua base de potenciais clientes e estar presente nas mesmas redes que eles frequentam.

Insira sua empresa de TI nas mídias sociais de forma gradativa, sempre tomando a decisão com base em um planejamento, determinando os horários e programas que são mais interessantes para a audiência que sua empresa pretende alcançar.

4 – O email marketing atualmente é essencial

Na era das redes sociais e o fluxo grande e rápido de informações, uma das formas mais efetivas de se comunicar com os clientes voltou a ser via email.

Claro que, nesse contexto, eles ganharam uma nova roupagem, com layouts e temas conexos com os tempos atuais.

O email marketing dá um toque de pessoalidade e contato com o cliente que não existe em outros meios. É como se você estivesse se comunicando com o cliente através de uma carta personalizada.

Porém, é importante se atentar à periodicidade desse tipo de estratégia, para que o cliente não a perceba como spam.

Esse tipo de campanha também pode ser utilizado para empresas de TI que precisam retomar uma base de leads com a qual não tem interagido recentemente.

Outra vantagem desse canal é a divulgação de produtos e serviços com um custo menor do que o de uma campanha mais elaborada.

5 – Não se esqueça do pós-venda com cross-sell e up-sell

Essa parte não é exclusiva das empresas de TI. Organizações de todos os segmentos acabam se esquecendo de continuar o relacionamento com o cliente após a primeira venda.

É preciso ter sempre em mente que o potencial de consumo dele não termina após uma compra.

Esse potencial se mantém, e em muitas ocasiões até aumenta, tornando necessário oferecer atenção especial ao cliente já conquistado.

Nesse sentido, existem duas formas principais para continuar vendendo para um cliente: o cross-selling e o up-selling.

No cross-selling, a empresa foca em ações para oferecer ao cliente produtos existentes e que possam complementar aquilo que foi adquirido anteriormente, otimizando e colaborando na evolução dos sistemas que o cliente possui. Exemplo, você possui um contrato de suporte e para agregar valor ao cliente oferece uma solução de backup em nuvem.

O up-selling se dá também por meio da oferta de novos produtos,  contudo o mecanismo funciona de forma um pouco distinta: ao invés de oferecer complementos, o que se oferece são produtos Premium ou exclusivos, com maior qualidade e especificidade, ao mesmo tempo que encoraja-o a gastar um pouco mais.

Por meio de ajustes simples, este tipo de pós-venda pode se tornar uma excelente jogada para o marketing da empresa de TI aumentar resultados e conversões de leads.

Conclusão

Existem diversas outras estratégias que podem ser adotadas por sua empresa de TI e mesmo as aqui citadas, estão em constante evolução.

É preciso adaptar suas prioridades e necessidades de acordo com as demandas e necessidades dos clientes.

No entanto, como reforçamos reiteradamente, é preciso ter em mente que a integração entre marketing e TI é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Portanto, dê atenção especial a esse assunto e comece já a estudar e colocar em prática as medidas certas para otimizar os seus resultados.

Quer o melhor atendimento no suporte para venda de backup? Fale com a Platon!

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Diretor de Marketing

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