Blog

Exibir tudo

É seguro manter meu backup fora da empresa?

backup fora da empresa é seguro?

Com tantos riscos envolvendo segurança dos dados, manter o backup dentro da empresa com certeza não é uma forma prudente de se precaver contra possíveis incidentes.

Então, é seguro manter os meu backup fora da empresa?

Talvez você já saiba disso, mas na grande maioria das vezes manter backups dentro de sua empresa é infinitamente mais perigoso do que mantê-los em nuvem. Vamos lá…

Um dia o computador desliga sozinho, no outro ele já não liga e o HD corrompeu, na semana seguinte alguém exclui acidentalmente uma pasta inteira com todos os dados dos clientes da empresa. Já parou pra pensar em quantas vezes o backup salvou a vida de sua empresa?

Verdade seja dita, o backup dentro da empresa ajuda sim. Em incidentes simples como os citados acima com certeza ao restaurar arquivos do HD externo, servidor de backup ou mesmo do pendrive você vai conseguir utilizar os dados restaurados sem problemas.

O grande impasse nisso tudo, é que se pudéssemos,  jamais optaríamos por perder nossos dados, óbvio. Entretanto, a qualquer momento podemos ser vítimas de incidentes tão graves que podem comprometer até mesmo o backup local. Exemplo disso é o ransomware que é um malware que pode afetar todos os computadores da empresa de uma só vez. Além disso também não estamos livres fatalidades com incêndios, chuvas de granizo, descargas elétricas e por aí vai.

Provavelmente você já ouviu aquele ditado popular que diz que é melhor manter os ovos distribuídos em várias cestas ao invés de manter todos em uma única né? Pois bem, esse é um ditado popular que faz muito sentido quando nos referimos a segurança dos dados. Seguindo este conceito, é mais seguro manter o backup fora da empresa do que dentro dela ok? É… Mais ou menos isso.

Não basta simplesmente tirar o backup de dentro da empresa e deixá-lo em qualquer lugar.

Fazendo isso há um risco muito grande de vazamento de informações, sendo assim, é muito importante tomar atenção em onde e como são armazenados os dados de backup para que na tentativa de minimizar problemas não se tenha o efeito contrário.

Quando me refiro a local de armazenamento de backup seguro estou me referindo a uma estrutura de datacenter. Datacenters são edificações construídas com finalidade exclusiva a instalação de servidores de altíssimo desempenho. No Brasil existem centenas de datacenters e para qualificar e validar o nível de segurança, disponibilidade e desempenho de um datacenter existem duas certificações muito importantes que são: ISO 27.001 e TIER, em breve disponibilizaremos conteúdo específicos sobre estas certificações.

É no datacenter que é disponibilizada a nuvem computacional. Logo, respondendo a pergunta que intitula este artigo: É seguro manter meus dados fora da empresa?

A resposta é sim. Desde que seja em um datacenter. Afinal, é quase impossível que qualquer empresa (que não seja datacenter) possua uma estrutura tão segura e disponível quando a de um datacenter certificado. Por isso a afirmação de que é mais perigoso manter seu backup em sua empresa do que em um datacenter.

Todavia, o local de armazenamento é a base para se ter real segurança nos dados. O próximo ponto que é extremamente importante é a criptografia, que nada mais é do que a a chave (senha) que vai garantir que ninguém acesse os seus dados além de você (ou quem mais souber a senha).

No próximo artigo falaremos mais sobre criptografia, até logo!

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Comercial e Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: