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Seu negócio precisa mesmo de um site?

Nós aqui da Platon Tecnologia em Nuvem, estamos inseridos em um eco-sistema de inovação, o Orion Parque Tecnológico. Além de estarmos inseridos em um eco-sistema onde respiramos inovação, tecnologia e negócios, nossa empresa é especialista em nuvem e comercializamos produtos como: Backup em nuvem, hospedagem de site, e-mail marketing e servidores em nuvem (cloud). Fiz esta breve introdução para que todos entendam o conteúdo que vem a seguir. Resolvi então relatar um pouco das nossas experiências e demandas de clientes por ter um site do seu negócio. Seguem então 4 pontos para você entender se seu negócio precisa mesmo de um site.

Maturidade financeira do seu projeto

Muitas pessoas nos procuram para ter um site na internet antes do seu negócio rodar, antes do CNPJ. Por um lado isso é muito legal se pensarmos no planejamento de marketing do projeto (nome, domínio etc…). Mas a dica aqui é para falar da realidade financeira do negócio. Em casos onde se tem um bom plano orçamentário e/ou recurso financeiro para bancar as despesas do primeiro ano ou dos primeiros meses do projeto, esta estratégia é sensacional.

O principal quando falamos em “maturidade financeira” é entender que custear algumas estratégias digitais pode ser um cifra significativa. Levantar os custos de desenvolvimento e hospedagem na maioria das vezes não refletem a realidade de fazer com que sua presença digital tenha o resultado desejado. Nos dias atuais cada vez mais validamos que dedicar tempo e investimento é fundamental para o resultado ser satisfatório.

Escalabilidade de produtos e serviços

Esta dica já é um pouco mais estratégia e serve para que você fique atento com relação ao tipo de seu negócio. Um modelo de negócios escalável é aquele que possui capacidade de aumentar seu faturamento sem precisar elevar proporcionalmente seus custos. Vou usar aqui dois exemplos para compararmos, o primeiro é um loja virtual de revenda de um determinado produto consolidado no mercado. O segundo também é uma loja virtual, porém de venda de um produto que faz parte de determinada cultura local.

Analisando os dois casos, percebemos que têm estratégias bem diferentes. No primeiro exemplo, é mais simples de você conseguir vender mais e entregar mais seu produto, então as estratégias de presença digital fazem sentido se o objetivo for o crescimento das vendas. No segundo caso, precisamos entender que a estratégia de aumentar as vendas, pode não ser aceita em outras culturas e assim resultando em esforço e investimentos que não terão o resultado desejado.

Estratégia

Existem vários tipos de sites disponíveis hoje: institucionais, lojas virtuais, blog, portais de notícias, portais classificados, sites de conteúdos (livros, áudios, vídeos, imagens) e vários outros que não vamos relacionar aqui. O mais importantes é você entender e estudar muito sobre o que seu negócio precisa. Alguns negócios até precisam de mais de um site, um para os produtos, outro para o conteúdo e por aí vai.

Tenha ciência que gerar trafego em seu site, já não é mais algo simples e muito menos barato, existem hoje disponíveis inúmeras metodologias, sistemas e plataformas de aumento de trafego, impressões, visualizações de páginas, origem do acesso, captação de leads, conversões e muitos outras métricas com objetivos específicos. Devo ressaltar que o estudo de tudo isso é extremamente importante para seu negócio quando você for definir qual será a estratégia de sua presença digital. Também vale a pena buscar consultorias específicas que possam lhe auxiliar nesta caminhada.

Presença digital

Você já percebeu o uso deste termo em minha fala, mas o que é isso? A presença digital não é necessariamente você ter um site na internet. Vejo inúmeros negócios digitais que rodam bem, sem a necessidade de ter um site. Plataformas como o mercado livre são um bom exemplo onde muitas das empresas que vendem seu produto por lá, usam a estratégia de não dispor de tempo e recursos para desenvolver uma plataforma própria de venda e focam em seu Core Business. (Veja mais sobre Foco no Core Business neste artigo)

Outro exemplo atual são os ditos influencers. Celebridades, sub-celebridades e até especialistas que construíram AUTORIDADE em determinado assunto, hoje vendem posts, artigos e até imagens que serão publicadas em várias plataformas e não necessariamente no site dos autores.

Já vimos então que estudar e planejar a execução da presença digital é muito importante e a Platon tem uma solução de baixíssimo custo para aqueles que estão afim de iniciar este processo. É o nosso construtor de site, que na contratação de qualquer plano de hospedagem da Platon, você tem direito a usar o nosso construtor sem custo para seu negócio. Com novas aplicações para e-comerce, estrutura de blocos, plugins atualizados, formas de pagamento e interfaces de tirar o fôlego. Tudo isso com layouts automáticos para responsivo.

Espero ter ajudado.

 

Dá uma olhada nesses outros posts que você pode gostar:

5 pontos para inovar em seu negócio

Validar seu novo negócio no mercado! Faz sentido para você?

Como funciona o registro de domínios no Brasil?

Espero ter ajudado, grande abraço!

 

Marcelo S. Rodolpho
Marcelo S. Rodolpho
Diretor Administrativo

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