Blog

Exibir tudo

POP3 e IMAP: Qual a diferença e quando usá-los?

Algumas pessoas optam por configurar seu email em algum programa cliente de email como Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc. Já existe métodos de “autodiscover” para que seu email seja configurado apenas ao inserir seu email e senha. Porém, mesmo assim é importante entender a diferença entre POP3 e IMAP e checar qual configuração você está utilizando. Essa configuração pode impactar inclusive em perda de dados caso o usuário não tenha conhecimento de qual configuração está aplicada. Neste artigo eu vou explicar a diferença entre essas configurações, o que são elas e quais cuidados você deve ter ao configurar seu email.

Porque configurar seu email em um programa cliente de email?

Para facilitar a resposta a essa pergunta, vamos mudar o porque para quando. Isso mesmo, em algum momento muito provavelmente você precisará configurar seu email em algum programa cliente de email externo ao seu Webmail. Nos dias de hoje por exemplo, é muito comum utilizarmos nossos emails em smartphones. O uso de aplicativos para a visualização de emails em celulares facilita muito o processo para você, pois você pode deixar o aplicativo operando em segundo plano e esquecer de seu email por um tempo. Quando receber uma nova mensagem, uma notificação será mostrada para você. Isso facilita muito o seu dia-a-dia no uso de seus emails.

Apesar das vantagens em utilizar um webmail diretamente na nuvem, algumas pessoas optam por utilizar programas clientes de email mesmo em computadores, como o Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, Apple Mail, entre outros.

Qual a diferença entre SMTP, POP3 e IMAP?

Com certeza você já ouviu falar em um destes protocolos, certo?! Sempre que vamos configurar nosso email em algum programa cliente de email, essas opções são mostradas. Basicamente, o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado para envio de emails, enquanto o POP3 (Post Office Protocol – Versão 3) e o IMAP (Internet Message Access Protocol) são utilizados para o recebimento de emails. Abaixo irei explicar a diferença entre os dois protocolos de recebimento de emails:

POP3

Este protocolo quando utilizado faz a baixa das pastas selecionadas (por padrão apenas a Caixa de Entrada) e remove as mensagens do servidor. De forma resumida, este protocolo apenas baixa as mensagens, mas não é capaz de sincronizar informações com o servidor. Isso significa que se você marcar uma mensagem como lida no seu programa cliente de email e acessar seu email posteriormente no Webmail você não conseguirá saber se já leu a mensagem no seu cliente de email.

Normalmente quando essa configuração é utilizada por padrão ocorre a remoção das mensagens no servidor logo após serem baixadas. Por isso essa configuração necessita que um backup esteja programado em seu dispositivo para evitar perda de emails. Você pode entender como fazer backup em nuvem aqui no nosso Blog.

IMAP

O protocolo IMAP normalmente é a recomendação de uso aqui na Platon. Uma vez que ao utilizar este protocolo, seu email estará totalmente sincronizado com a nuvem. Ou seja, se você marcar uma mensagem como lida em algum dispositivo automaticamente outros dispositivos que estão utilizando o IMAP também serão sincronizados com essa informação.

Essa configuração traz muito mais flexibilidade e permite que você tenha todos seus emails sincronizados entre todos os dispositivos. Inclusive seus emails enviados. Ter seus emails configurados como IMAP permite que você possa acessar seu Webmail e ver todas mensagens exatamente da forma que você deixou em seu programa cliente de email.

O único ponto que pode fazer sentido usar o POP3 é que o espaço utilizado de suas contas de emails é maior no IMAP. No IMAP seus emails ficarão todos na nuvem no seu provedor. Se você tiver algum problema no seu dispositivo, você terá todos os emails em ambiente seguro para que possa sincronizar novamente. Por outro lado, neste tipo de configuração há a necessidade de ter mais espaço em nuvem para armazenar seus emails.

Conclusão

Por fim, a melhor opção para configuração do seu email é usar IMAP. Essa é a recomendação da Platon. Assim, você pode configurá-lo nos seus dispositivos móveis e ainda utilizar o Webmail simultaneamente. Também é recomendado utilizar criptografia para qualquer um destes protocolos. Isso fará com que seus dados trafeguem criptografados entre seu servidor e seu dispositivo, reduzindo riscos de alguns tipos de ameaças para seu email.

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo, não enviaremos spam para você.

Eduardo Broering
Eduardo Broering
Fundador e Diretor de Tecnologia da Platon.

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: