Blog

Exibir tudo

Porque a computação em nuvem mudará o rumo da sua empresa

computação em nuvem

Pessoas empreendedoras sempre querem despontar com seus negócios rumo ao sucesso. Mesmo que a minha definição de sucesso seja diferente da sua, a busca pelo sucesso é algo em comum que nós empreendedores temos. Seja você um intra-empreendedor ou empreendedor. Isso nos faz buscar constantemente por novas tecnologias, metodologias e cases de sucesso em que possamos nos espelhar. Uma das tecnologias que podem realmente auxiliar nessa ascensão rumo ao sucesso é a computação em nuvem – ou cloud computing.

Quando falamos de computação em nuvem é importante não nos limitarmos apenas a soluções de armazenamento em nuvem. Muito menos a soluções de compartilhamento de arquivos (drive) em nuvem. Nuvem é muito mais do que isso. Existe uma infinidade de soluções existentes no mercado – pagas e gratuitas – que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. É claro que subentende-se que irão armazenar e/ou tratar dados, mas a questão neste artigo não é essa. E sim desmistificar a computação em nuvem e mostrar porque utilizar este tipo de arquitetura pode mudar o rumo de sua empresa. Para falar sobre isso, separei 4 necessidades essenciais que eu vejo como importante para termos sucesso em nossos negócios. E é claro, como a computação em nuvem pode ajudar em cada uma destas necessidades. Então vamos lá:

Disponibilidade

Estar disponível não é algo realmente novo para os empreendedores. Desde a era analógica, já era possível ver algumas empresas tendo sucesso pela diversidade de horários de atendimento, ou pela grande quantidade de lojas físicas espalhadas em vários pontos da cidade ou até mesmo em cidades diferentes. O problema disso no passado era o custo para a manutenção da disponibilidade. Afinal, isso envolvia a contratação de muitas pessoas e alto custo com a estrutura física do local.

Com a globalização e consequentemente o avanço da internet, estar disponível se tornou algo muito mais fácil. Agora, com a evolução da computação em nuvem e com as diversas plataformas e software prontos para uso (PaaS e SaaS respectivamente), se tornou ainda mais fácil e muito mais barato tornar sua empresa disponível a todo instante no mundo todo. Resta utilizarmos estes recursos e pensarmos nas estratégias de nosso negócio utilizando tecnologias em nuvem para se ter disponibilidade.

Você pode utilizar algum Construtor de sites para dar os primeiros passos neste processo de disponibilidade. Ou se o seu negócio já está preparado para algo mais avançado, os melhores planos de hospedagem de sites contam com diversos software pré-instalados prontos para uso, desde soluções de e-commerce a atendimento a clientes. Claro que aqui foram alguns exemplos, a computação em nuvem também é muito mais do que um site, e eu falo um pouco mais sobre isso no artigo o que é computação em nuvem. Então vale a pena dar uma lida lá também.

Escalabilidade

Estamos em uma era de startups, onde muito se houve falar em escalabilidade. Mas isso não deve estar apenas relacionado a startups. Qualquer empresa e porte de empresa deve pensar em escala. Isso porque empreender dá trabalho, você deve saber muito bem sobre isso. Então se vamos ter trabalho, por que não pensar em negócios que podem crescer exponencialmente’?! Assim temos a possibilidade de ter uma maior recompensa quando/se a empresa atingir o sucesso.

Quando pensamos em escala, muitos fatores estão envolvidos. Desde o mercado de atuação, que pode ou não suportar um negócio de escala, como fatores tecnológicos, metodológicos e processuais do negócio. Um exemplo disso é investir em nuvem (fator tecnológico), mas não ter os POP’s – Procedimentos Operacionais Padrão (fator processual) das funções a serem realizadas dentro da empresa. Se este exemplo ocorre, mesmo que você tenha capacidade de vender grandes quantidades de seu serviço/produto, possivelmente você não terá agilidade suficiente para contratar e capacitar a equipe para corresponder ao crescimento da sua empresa.

É claro que para tornar nosso negócio escalável temos que começar por algum lugar, e nem sempre conseguimos ($$$) fazer tudo ao mesmo tempo. E aí entra um ponto importante da nuvem. Muitas vezes o custo com tecnologias em nuvem se torna mais atrativo do que manter estruturas de servidores própria em sua empresa. Isso porque a nuvem pode iniciar pequena e acompanhar o crescimento do seu negócio. Servidores dedicados e próprios não começam baratos. Afinal, não é apenas o custo com os servidores que está envolvido. E sim custos com energia, manutenção, licenciamento, espaço físico, etc. E ainda quando se fala em imobilizados, precisamos sempre lembrar que haverá depreciação.

Ah, temos também um artigo aqui no Blog falando mais sobre como calcular os custos de sua infra-estrutura em nuvem vs infra-estrutura local.

como montar estrutura home officePowered by Rock Convert

Segurança

Quando falamos de segurança da informação, normalmente a primeira coisa que nos vêm a cabeça é algo extremamente técnico, onde uma equipe de T.I. ficará responsável por implementar e “garantir” essa segurança. Infelizmente, a realidade não é tão simples. A garantia de segurança não pode e nem será 100%. Há muitos fatores envolvidos em um processo de segurança de dados, desde fatores Físicos, Técnicos e Organizacionais.

Se sua empresa ainda não está adequada aos padrões mais modernos de segurança de dados, é necessário uma mudança de cultura organizacional. Todos dentro da empresa devem pensar em segurança como um todo, assim como na segurança de dados. De nada adianta colocar uma grade na janela, um alarme ou câmera e esquecer a porta da empresa aberta. Isso se encaixa também na segurança da informação, uma vez que os seus dados estarão hospedados em algum espaço físico, mesmo quando hospedado em nuvem.

Outro exemplo a ser considerado é a procrastinação no trabalho, que pode ocasionar problemas na segurança da informação.  Isso porque um determinado usuário pode em algum momento ser solicitado para modificar a senha de sua estação de trabalho, mas ao invés disso o usuário clicar em “Lembrar mais tarde” ou algo similar. Essa procrastinação pode fazer com que um usuário com vazamento de dados possa ser atacado por algum usuário mal intencionado.

Gestão

Um ponto de extrema importância dentro das empresas é o monitoramento de suas atividades, ações e principalmente indicadores. Afinal, é necessário saber exatamente o que está ocorrendo dentro da empresa para que as necessidades de Disponibilidade, Escalabilidade e Segurança sejam supridas. A nuvem consegue auxiliar muito nessa necessidade. Hoje, há uma grande quantidade de soluções PaaS (Platform as a Service) e SaaS (Software as a Service) focados em Gestão.

Sei que provavelmente você está lendo este artigo por ter alguns itens mínimos de controle e Gestão que o fizeram buscar mais informações sobre a computação em nuvem e como ela pode lhe auxiliar. Estou errado?! Se você chegou até este artigo por acaso e não considera ter indicadores suficientes para medir a Disponibilidade, Escalabilidade e Segurança do seu negócio, sugiro iniciar isso o quanto antes. Algumas metodologias simples de utilizar irão lhe ajudar muito neste processo.

3 dicas que irão auxiliar na gestão do seu negócio

  1. É importante entender do seu negócio antes de iniciar até mesmo um plano de implantação. Para isso, o BSC (Balanced Scored Card) vai te ajudar a encontrar os principais indicadores de acordo com aquilo que você almeja para seu negócio;
  2. Tenha um plano de ações, inclusive com a implantação/migração de sua estrutura para nuvem. A metodologia 5W2H, que consiste na criação de um plano de ações respondendo as perguntas O quê, Quem, Quando, Onde, Porque, Como e Quanto (What, Who, When, Where, Why, How, How Much) irá te auxiliar nisso;
  3. Lembre sempre que sua Gestão precisa ser cíclica. Para isso, utilize o método PDCA – Planejar, Fazer, Verificar, Agir (Plan, Do, Check, Act) para manter a gestão sempre revisada, atualizada e corrigida;

Existem ferramentas que podem te auxiliar nestas 3 dicas, inclusive em nuvem. Mas em um primeiro momento, se você ainda não tem nenhum destes itens, sugiro que você comece simples. Uma planilha deve ser suficiente para iniciar.

Conclusão

Agora que falamos das 4 (quatro) necessidades essenciais para o sucesso do seu negócio, fica mais fácil entendermos como a nuvem pode ser usada nestas etapas e quando não precisa ser utilizada. Algumas coisas não podem depender apenas de ferramentas. Por outro lado, você pode e deve usá-las para que sua empresa possa crescer exponencialmente.

É preciso fazer o dever de casa, e a Gestão irá proporcionar isso para sua empresa. É a partir dela que você irá perceber e identificar o momento certo e qual ferramenta em nuvem irá utilizar. Se você está iniciando um novo produto, serviço ou uma nova empresa, recomendo muito que comece desde já a utilizar a nuvem computacional. Migrações de estrutura costumam ser estressantes. E estar em nuvem desde o início pode fazer com que migrações não sejam necessárias mesmo que sua empresa tenha um crescimento muito rápido.

É claro que não há mágica, você precisa estar bem assessorado para utilizar a nuvem de forma inteligente. Por isso, vou deixar abaixo um formulário super simples para você preencher e receber o contato de nossos consultores em uma primeira análise gratuita. A Platon é especialista em nuvem e gostaríamos muito de lhe auxiliar nestes novos desafios.

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo, não enviaremos spam para você.

Eduardo Broering
Eduardo Broering
Fundador e Diretor de Tecnologia da Platon.

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: