Blog

Exibir tudo

Quais os benefícios do Cloud Computing para sua empresa

Cloud computing

Os benefícios do Cloud Computing para sua empresa são muitos mas vou citar, aqueles que na Platon, entendemos ser os mais relevantes e perceptivos no uso desta aplicação: Menor custo operacional, maior mobilidade dos usuários, escalabilidade rápida, flexibilidade de estruturas, disponibilidade dos dados e plataformas, sustentabilidade, segurança, foco no core business e otimização de licenças.

Cloud computing, o que é? São estruturas de máquinas virtuais que utilizam recursos em vários servidores diferentes. Exemplos de cloud computing são: redes sociais, servidores de hospedagem e banco de dados podem estar em nuvem.

Cloud computing, várias vantagens e desvantegens?

Custo

Estrutura computacional em nuvem já deixou ser ser algo para grandes corporações a muito tempo. Ao contrário do que muitos possam imaginar o valor de manter uma VM se torna cada vez mais acessível e percebo que em breve este cenário ainda vai melhorar para quem usa este tipo de estrutura. O avanço tecnológico historicamente tem previsão de reduzir os custos conforme a utilização das tecnologias avançam. Um comparativo rápido e simples de custos de estruturas em nuvem x dataceters locais pode ser melhor entendido em nosso artigo “NUVEM X LOCAL, QUAL SERVIDOR É MAIS BARATO?”

Mobilidade

Seus dados e informações em qualquer lugar. Parece meio óbvio, até porque mesmo um servidor físico dentro da sua empresa pode ser acessado remotamente. Mas você ainda depende de que este servidor esteja disponível. Com uma máquina virtual, você consegue ter um desempenho de processamento alto a partir de qualquer device e sempre disponível. Se contratar um servidor robusto, você terá suporte de qualidade em qualquer lugar do planeta. Esta é uma evolução do cloud computing.

Escalabilidade

Imagine que você está iniciando um projeto de negócios pequeno e que em pouquíssimo tempo cresce exponencialmente e precisa aumentar seu processamento de dados em 100 vezes! Isso dificilmente aconteceria do dia para noite, mesmo com um processo de compra justo e uma boa equipe de TI. Com a estrutura em nuvem você poderia todos os meses subir estâncias de estrutura para atender sua necessidade de forma ideal, sem muitos investimentos.

Flexibilidade

Da mesma forma que no exemplo anterior você tem a disponibilidade de aumentar sua estrutura de forma rápida, o inverso também pode acontecer. Vamos supor que seu negócio precise diminuir sua capacidade de processamento e armazenamento de dados em quantidades consideráveis! Se você investiu em um servidor local isso seria impossível. Com a nuvem com apenas uma solicitação de dowgrade, isso é possível.

como montar estrutura home officePowered by Rock Convert

Disponibilidade

Dados disponíveis 24hs por dia. A nuvem possibilita que isso aconteça, servidores com certificações de nível tier 3 por exemplo garantem 99,9% de uptume na disponibilidade de dados. Daí você vai dizer que não é 100%!!! Não mesmo, mas me diz aí qual a disponibilidade você tem com um servidor local?

Sustentabilidade

Quando falamos em armazenamento e processamento em nuvem falamos também em sustentabilidade. Servidores certificados atendem todos os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Podemos citar alguns aqui: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Segurança

O exemplo mais comum de que a nuvem tem mais segurança são os desastres e catástrofes naturais. Se algo acontecer fisicamente com seu servidor, quanto tempo leva para você montar uma nova estrutura e fazer ela rodar? Em nuvem basta que você tenha um novo acesso para poder trabalhar novamente. Quando falamos em segurança de dados também temos que lembrar de invasões, vazamentos e ransomware. Na nuvem as medidas de segurança são ainda maiores. Em um servidor local, geralmente o acessos a diversos tipos de pessoas no local é mais comum. Já em servidores robustos, os procedimentos de acesso aos locais são bem mais rigorosos.

Otimizar equipe técnica

Foco no seu core business, se você tem uma equipe mais focada no seu produto, com certeza isso trará mais resultados positivos. Além disso, falando novamente de empresas menores, geralmente o proprietário ou diretor perde horas e horas buscando conhecimento para comprar e contratar produtos e serviços que muitas vezes não são os adequados ao seus processos, isso acontece devido as limitações de conhecimento técnicos envolvidos na área de TI. Na contratação de servidores em nuvem, estará contratando empresas especialistas na área.

Licenciamento

Os servidores em nuvem dispõem atualmente de licenças que acolhem o número de usuários necessários com custos mais atrativos. Isso gera muito menos tempo de gerenciamento de múltiplas licenças de sistemas operacionais diversos e você passa a ter todas suas licenças concentradas em uma estrutura única e com gerenciamento simplificado. Além disso ainda vai ter economia considerável.

Veja como funciona o cloud computing em outro de nossos artigos neste link

 

Marcelo S. Rodolpho
Marcelo S. Rodolpho
Diretor Administrativo

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: