Blog

Exibir tudo

Qual a diferença entre backup incremental e diferencial?

incremental e diferencial

Então você está feliz configurando sua rotina de backup (em nuvem de preferência rsrsrs) e aparece aquela perguntinha capciosa sobre o tipo de backup que deseja fazer. E agora, qual a diferença entre backup incremental e diferencial? Bora esclarecer?!

Antes, vamos ao backup full

Para que possamos entender as diferenças entre estas modalidades é necessário antes entender que existe o backup full, ou seja, o backup completo de todos os dados de uma determinada rotina.

Como exemplo, vamos imaginar que estamos realizando backup de uma pasta com 10 planilhas. Cada planilha possui 10 MB (megabytes) de tamanho. O backup full dessas planilhas é a cópia de todas elas para um local seguro, ou seja, o backup full totalizaria o envio de 100 MB de dados (10 vezes 10 planilhas).

Se não existissem as modalidades incremental e diferencial, a cada rotina de backup realizada seria necessário encaminhar todos os arquivos para o espaço de backup. Isso com certeza tornaria os processos mais lentos e ocupariam múltiplas vezes os espaços disponíveis para backup.

Quando falamos em backup em nuvem então, se tornaria praticamente inviável, imagine um banco de dados com 50 GB e a necessidade de backup a cada 30 minutos? Somente com backup incremental ou diferencial para tornar o backup em nuvem possível de ser realizado.

Backup incremental

Os dados de referência serão sempre os alterados após o ultimo backup. Então, no backup incremental a cada rotina são copiados apenas os dados que foram alterados em relação a ultima rotina executada.

Com isso, o backup incremental é mais rápido e demanda menos espaço de armazenamento.

Logo, tomando como exemplo: Temos um diretório ou arquivo com 100 MB total de tamanho e diariamente este volume aumenta 10 MB a cada rotina executada serão enviados 10 MB para o backup. Exemplo:

  • Volume total backup full = 100 MB;
  • Backup incremental dia 1 = 10 MB enviados;
  • Backup incremental dia 2 = 10 MB enviados;
  • Backup incremental dia 3 = 10 MB enviados;

Backup diferencial

Apesar de semelhante ao incremental, no backup diferencial não há comparação com os dados salvos na rotina anterior. A cada rotina executada serão salvos todos os arquivos atualizados em relação ao backup full.

Desta forma o backup diferencial demanda mais espaço uma vez que irá armazenar todos os novos dados gerados após o ultimo backup full.

Seguindo com o mesmo exemplo citado anteriormente, vejamos como seria o backup diferencial:

  • Volume total backup full = 100 MB;
  • Backup incremental dia 1 = 10 MB enviados;
  • Backup incremental dia 2 = 20 MB enviados;
  • Backup incremental dia 3 = 30 MB enviados;

Qual melhor opção?

Nos meios de backup legados como fita DAT, HD externo e outras mídias físicas o backup diferencial era uma excelente opção, pois além de ser mais rápido em relação ao backup full, a restauração dos dados era mais prática, bastando escolher o dia da restauração e  todos os dados ali estariam.

Atualmente com o backup em nuvem, não há mais a necessidade de consultar mídias físicas para localizar os backups. Todos os dados ficam armazenados juntos, sendo possível através do período de retenção, restaurar um arquivo com a data de alteração desejada de forma muito fácil.

Neste caso o backup incremental é a melhor opção é a forma mais utilizada, até mesmo pela sua característica de ocupar menos espaço em disco impactando em economia de recursos em nuvem.

E o seu backup, está como?

Entendendo que diferentes para sistemas, tipos de arquivos e necessidades, na solução de backup em nuvem da Platon você consegue configurar como incremental ou diferencial, além do backup full.

Estas e muitas outras configurações e funcionalidades estão disponíveis para você! Preencha abaixo o seus dados para solicitar uma demonstração gratuita.

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo, não enviaremos spam para você.

 

 

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Comercial e Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: