Blog

Exibir tudo

Ransomware: Eles já causaram muitos prejuízos

Ransomware

 

Você ja deve estar bem antenado sobre o que é “RANSOMWARE” e que eles já causaram muitos prejuízos. Caso você ainda não saiba o que é, leia nosso artigo, Ransomware: o que é, quais os riscos e como se proteger deste temido malware. Os estragos já causados por este malware são incalculáveis. Nos últimos anos os ataques tem se concentrados em grandes empresas e instituições governamentais. Foi o caso do Brasil em 2017 no ataque mudial do ransomware conhecido como Wannacry. Estima-se que ele atingiu cerca de 1,1 mil computadores, entre eles máquinas e redes do Tribunal de Justiça de São Paulo, Petrobrás, Hospital Sírio Libanês e até do o Instituto Nacional do Seguro Social.

Existem inúmeros métodos, dicas e aplicações que ajudam e garantem que seus dados estejam seguros. Um conteúdo que gostei muito de ler foi a Cartilha de Segurança da Internet do cert.br . Conteúdo de fácil entendimento e com uma pegada bem clean de quais os principais cuidados com seus dados. Vale a pena ressaltar que para garantir 100% de segurança, é necessário um mix de ações e aplicações conjuntas. Só com usuários capacitados e cientes das ameaças existentes, conseguimos minimizar a perca e/ou vazamento de dados.

O backup em nuvem é uma destas aplicações para garantir que seus dados estejam salvos. Uma boa aplicação como a da Platon, somado com um bom gerenciamento por parte do usuário faz a diferença na hora de uma sinistro. E quando falo em um bom gerenciamento, quero dizer que o usuário deve sempre: Analisar os dados que realmente precisam estar no backup, definir o tempo de retenção e a rotina de realização do backup.

É realmente impossível calcular os dados causados pelo ransomware, basta apenas tentarmos calcular e entender que de todos os relatos de grandes ataques publicados no mundo, devem haver outros milhares de ataques em PCs pessoais, pequenas e médias empresas, profissionais liberais outros tantos que não temos como computar.

Você deve entender que, caso tenha que lidar com ataques do gênero, estará lidando com pessoas mal intencionadas e que na grande maioria das vezes, o resgate de seus dados após pagamento, pode não ser o melhor caminho. Garantir que seus dados estejam disponíveis, custa menos dinheiro e menos tempo para recuperação. Mais uma vez o backup em nuvem fará seu trabalho.

Para entender um pouco mais sobre como o backup em nuvem pode garantir a disponibilidade de seus dados, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo, não enviaremos spam para você.

 

 

Espero ter ajudado, grande abraço!

 

Marcelo S. Rodolpho
Marcelo S. Rodolpho
Diretor Administrativo

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: