Registro de domínio: o que é e qual a melhor opção? - Platon

Blog

Exibir tudo

Registro de domínio: o que é e qual a melhor opção?

Entenda o que é um domínio e qual a melhor opção de registro para o seu negócio.

Além da hospedagem de sites e email corporativo, para colocar o seu negócio na internet é necessário registrar um domínio (endereço na internet). Essa é uma tarefa simples de se executar, porém normalmente é difícil de definir qual a melhor opção. Portanto, através deste artigo, irei explicar tudo o que você precisa saber para acertar no registro de seu domínio. E para isso, vamos entender o que é um domínio, para que serve e qual extensão é melhor para o meu negócio.

O que é um domínio?

Basicamente um domínio (ou nome de domínio) é um nome que serve para facilitar na localização e identificação de conjuntos de computadores e serviços na internet. Por exemplo, quando acessamos um determinado site através de um domínio (ex.: platon.com.br), este nome de domínio é na verdade uma espécie de “máscara” para o real caminho do servidor, que normalmente é um endereço numérico único (ex.: 200.201.216.218), denominado de endereço IP.

Se utilizássemos o endereço IP como caminho de acesso aos sites (ao invés dos domínios) teríamos grandes dificuldades de lembrar o caminho dos sites. Seria algo como se a loja e/ou empresa que você frequenta não tivesse um nome, e fosse identificada pelo CEP e número físico do local, por exemplo, a Platon seria identificada por 88506-400 525. Não seria nada prático, não é mesmo?

Então os domínios nos ajudam nestes acessos e quanto mais fácil de memorizar este nome, melhor. E para isso, contamos com diversas TLD’s (ex.: .com.br, .com, .net, etc.) que podem ser utilizadas, tanto nacional, quanto internacionalmente.

O que é a TLD em um domínio?

Basicamente, TLD é a extensão que seu domínio terá. Em palavras mais técnicas, TLD é o domínio de nível superior (Top Level Domain), e pode ser dividido entre gTLD e ccTLD, sendo que gTLD é o domínio genérico de nível superior (Generic Top Level Domain), onde a extensão é genérica e não atrelada a um país (ex.: .com, .net, .org, etc.). Já a ccTLD é o domínio de nível superior baseado no código de país (Country Code Top Level Domain), por exemplo: .br, .ar, .pt, .uk, etc.

Qual a melhor TLD para registrar um domínio?

Quanto mais fácil de memorizar seu domínio, melhor. Mas não há definitivamente uma TLD melhor do que a outra, são simplesmente extensões que farão parte do seu nome na internet.

Então escolha algo que faça sentido para seu negócio e principalmente para o público alvo do seu negócio. A TLD .com é hoje a mais utilizada no mundo, e isso faz com que as pessoas associem mais rapidamente a um endereço na internet. Por outro lado, por ser a extensão mais utilizada, é a que possui menos opções disponíveis de nomes. Com isto, encontrar um domínio que encaixe com seu negócio e seja fácil de lembrar não é uma tarefa tão fácil. No Brasil, a TLD .com.br tem uma expressão tão grande quanto a TLD .com, por tanto, se seu negócio for apenas Nacional, talvez essa seja uma boa opção para resolver a dificuldade de encontrar um nome disponível.

Há também as novas gTLD’s (New gTLD’s) que são também ótimas opções para facilitar a memorização de seu negócio na internet. Basicamente, as novas extensões começaram a ser comercializadas em Janeiro de 2012 através do “New gTLD Program” da ICANN (órgão que rege a internet no mundo) com o intuito de vender o direito de TLD’s para empresas. Ou seja, é possível hoje além de registrar um domínio, registrar também uma TLD e então comercializar domínios nela. Com isto, diversas TLD’s tem surgido anualmente e algumas tem se tornado bastante popular (como por exemplo: .club, .store, .fit, .rocks, etc.).

Em resumo, escolha a TLD que mais faz sentido para seu negócio, defina o nome que será utilizado, consulte se o mesmo está disponível e então registre seu domínio o quanto antes para garantir o nome de seu negócio na internet. Se necessitar de auxílio neste processo,  fale com um consultor da Platon gratuitamente.

Eduardo Broering
Eduardo Broering
Fundador e Diretor de Tecnologia da Platon.

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: