Blog

Exibir tudo

Segurança da informação, invista agora para não gastar depois

investir em segurança

É bem provável que em sua empresa estejam executando ou mesmo planejando um novo projeto para otimizar processos, reduzir custos ou melhorar um produto. Sempre há uma lista de prioridades de investimentos para serem realizados. Muitas vezes no processo de priorização um item muito importante acaba ficando de lado, a segurança da informação.

Em 2018 no Brasil os números de ataques cibernéticos (entre eles o ransomware) cresceram cerca de 95%, enquanto os investimentos em segurança da informação cresceram 12% entre pequenas, médias e grandes empresas. É… ainda está custando para as empresas entender sobre a importância de proteger seus dados.

De uma forma geral, ainda há uma resistência por parte das empresas em investir em segurança, seja dos dados ou até mesmo em outras áreas. Sabe aquele sentimento que de que as coisas nunca vão acontecer com a gente? Pois então, infelizmente não é verdade.

Investir em segurança da informação é caro?

Há uma frase que diz: “Feito é melhor que perfeito”, isso faz todo sentido. É  possível iniciar um processo de melhoria da segurança dos dados sem precisar investir milhares de reais, inclusive, da até para melhorar investindo zero reais, por exemplo, implementando uma política de segurança da informação.

Além de uma PSI, que não demanda investimentos, é possível realizar investimentos baixos que já evitam que a empresa tenha prejuízos enormes em caso de incidentes com os dados. Alguns destes investimentos são:

  • Software Antivírus;
  • Servidor Firewall;
  • Backup sempre atualizado;
  • Manter os sistemas atualizados;

Além de demandarem baixo investimento financeiro, estas soluções simples de segurança da informação requerem pouco tempo para serem implantadas e pouco tempo operacional de pessoas para serem mantidas.

banner_lgpd

Por diversas vezes vemos empresas sendo salvas por possuírem ao menos um recurso de segurança da informação. E quando falo “serem salvas” estou falando de perder todos os dados. Infelizmente por outro lado várias empresas procrastinam estes pequenos investimentos e acabam por sofrerem as consequências.

Não há como calcular quanto custa toda a informação de sua empresa, mas com certeza há mais valor nos dados do que se imagina. Algumas reflexões podem ajudar a se ter uma ideia de quanto custam os dados do seu negócio:

  • Quanto custa a horas de trabalho de cada membro de sua empresa? Agora multiplique por um dia, uma semana ou até mesmo um mês…
  • O que aconteceria se você perdesse as informações de seus clientes ou potenciais clientes?
  • Como seria seu faturamento se perdesse as informações de vendas realizadas?

Bem, ao responder estas perguntas é bem provável que tenha percebido que sua empresa não pode só perder dinheiro como também perde várias outras coisas inclusive a credibilidade com clientes, parceiros, fornecedores e credores.

Se sua empresa já investe em segurança da informação, ótimo! Caso contrário,é preciso olhar com mais carinho para esse tipo de investimento, afinal, um incidente com os dados pode comprometer todos os demais projetos da empresa.

Saiba mais

Veja outros conteúdos que preparamos para você:

Até a próxima!

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Comercial e Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: