Blog

Exibir tudo

Seu backup está adequado ao Provimento 74?

provimento 74

Em um mundo cada vez mais digital é natural que novos processos e medidas de controle sejam adotadas para garantir a confidencialidade, disponibilidade, autenticidade e integridade dos dados. Pensando nisso a CNJ (Corregedoria Nacional de Justiça) dispôs de padrões mínimos de segurança da informação para os serviços notariais e de registro do Brasil. Surge então o Provimento nº 74 de 31/07/2018.

São diversas adequações necessárias que impactam diretamente a área de tecnologia da informação dos cartórios em todo o país, algumas adequações são processuais como por exemplo a adoção de um plano de continuidade de negócio, implantação de uma política de segurança da informação e controle de níveis de acesso e perfis distintos pra cada colaborador envolvido nas operações dos cartórios.

Mas também existem adequações tecnológicas que exigem investimentos na área de TI dos cartórios dentre os investimentos estão: regularização da rede elétrica, velocidade mínima de conexão com internet, estruturação do local para servidores (CPD) e também implantação de uma solução backup em nuvem.

Como deve ser o Backup em nuvem para o Provimento74?

Art. 3º Todos os livros e atos eletrônicos praticados pelos serviços notariais e de registro deverão ser arquivados de forma a garantir a segurança e a integridade de seu conteúdo.

§ 1º Os livros e atos eletrônicos que integram o acervo dos serviços notariais e de registro deverão ser arquivados mediante cópia de segurança (backup) feita em intervalos não superiores a 24 horas.

§ 2º Ao longo das 24 horas mencionadas no parágrafo anterior, deverão ser geradas imagens ou cópias incrementais dos dados que permitam a recuperação dos atos praticados a partir das últimas cópias de segurança até pelo menos 30 minutos antes da ocorrência de evento que comprometa a base de dados e informações associadas.

§ 3º A cópia de segurança mencionada no § 1º deverá ser feita tanto em mídia eletrônica de segurança quanto em serviço de cópia de segurança na internet (backup em nuvem).

§ 4º A mídia eletrônica de segurança deverá ser armazenada em local distinto da instalação da serventia, observada a segurança física e lógica necessária.

§ 5º Os meios de armazenamento utilizados para todos os dados e componentes de informação relativos aos livros e atos eletrônicos deverão contar com recursos de tolerância a falhas.

Para ter acesso ao Provimento 74 clique aqui.

Como o Backup em nuvem Platon atende ao Provimento 74

As características abaixo são alguns dos pontos destacados para o atendimento do Provimento 74:

  1. Com a solução de Backup em nuvem da Platon as rotinas são configuradas e executadas automaticamente dentro dos períodos programados, essa configuração pode ser realizada contando com o apoio da equipe da Platon ou mesmo diretamente pelo cliente, uma vez que o software de backup é muito simples e intuitivo.
  2. Desta forma é possível definir para realizar backups a cada 30 minutos (ou menos) de forma incremental atendendo a especificação da ementa. Além de armazenar os backups em uma estrutura na nuvem da Platon, também é possível realizar uma cópia local dos dados para recuperação imediata.
  3. O datacenter Platon possui certificações de segurança TIER III e ISO 27.001. Certificações que garantem alto desempenho, redundâncias e segurança dos dados. Sendo assim atende aos requisitos de segurança, integridade e disponibilidade para a continuidade dos serviços.
  4. Todos os dados são enviados ao datacenter com criptografia de ponta a ponta, isso garante que ninguém, nem mesmo a Platon tenha acesso ao conteúdo das informações que estão armazenadas em nossa estrutura, uma vez que a chave criptográfica (senha) é definida pelo próprio cliente.
  5. Todos os dados são compactados antes de serem enviados ao datacenter, isso impacta diretamente na otimização da utilização do espaço na nuvem e consequentemente reflete em economia financeira.
  6. Envio de status de backup de forma automática pelo datacenter. A cada rotina executada é enviado automaticamente um email com todos os detalhes da execução do backup e a informação se o backup foi realizado com sucesso, com avisos, se houve alguma inconsistência e até mesmo se não foi realizado.

Além da tecnologia

Além dos recursos técnicos, na Platon todos os clientes contam com atendimento personalizado com equipe técnica qualificada para auxiliar de forma consultiva em todos os atendimentos necessários.

É possível realizar upgrades e downgrades a qualquer momento, afinal, todos os planos são pré-pagos e sem contrato de fidelidade, clientes Platon tem liberdade de verdade!

Deixe nossa equipe entender melhor sua necessidade, preencha o formulário abaixo que ligaremos para você.

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo,não enviaremos spam para você.

Assista a um resumo deste artigo

 

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Comercial e Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: