Tudo que você precisa saber sobre revenda de backup - Platon

Blog

Exibir tudo

Tudo que você precisa saber sobre revenda de backup

Se você atua na área de TI e está querendo não ter mais dor de cabeça com clientes que perderam seus dados por não terem um backup eficaz, então você está no lugar certo! Neste post vamos te ajudar a entender melhor como uma funciona uma solução de backup em nuvem e o que você precisa avaliar antes de iniciar a operação de uma revenda de backup.

Além disso, você também entenderá como sua empresa do setor de tecnologia pode usar o backup em nuvem para alavancar seu negócio e agregar mais valor a seus clientes.

Vamos nessa!?

O que é backup?

Antes de mais nada, queremos deixar claro que backup é muito mais do que a cópia simples de dados de um local para outro. É aí onde muitas empresas cometem erros e se tornam vulneráveis em relação a segurança da informação e proteção de dados.

Para ser seguro, um backup precisa possuir recursos que garantam disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade. Em outro post aqui no nosso blog nós comentamos mais sobre a DICA de segurança da informação.

Para atender a estes critérios de segurança, um backup seguro deve possui recursos que garantam o sigilo sobre os dados armazenados, versões diferentes dos dados para restaurações retroativas, utilizar estrutura de armazenamento robusta e monitorada, dentre outros recursos. Algumas características para atender a estas necessidades são:

  • Criptografia de dados;
  • Retenção de dados;
  • Restrição de acesso aos dados somente por dispositivos autorizados;
  • Infraestrutura de armazenamento segura, performática e com disponibilidade de 99,9%;

Sendo assim, é importante tomar cuidado para não fazer backups de forma errada e ter uma falsa sensação de segurança. Fazer cópias simples em HD’s externos, pen drives, servidores internos na empresa ou mesmo armazenadores de nuvem (Google Drive, One Drive, Drop Box e afins) não é seguro.

Qual a importância de um backup?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Dell Technologies em 18 países, incluindo o Brasil, 72% das empresas com mais de 200 funcionários tiveram problemas relacionados a perda ou indisponibilidade. Destes, 16% sofreram com perda irreversível dos dados e acumularam um prejuízo médio de US$ 388 mil. Além dos prejuízos financeiros que a falta de backup pode trazer para o negócio, danos relacionados a reputação da empresa e credibilidade em seus processos perante o mercado.

Não é a toa que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD está em vigor. A temática de segurança da informação e proteção dedados pessoais, cada vez mais vem ganhando espaço e obrigando todos os negócios a adotarem processos e tecnologias para estarem adequados e consequentemente continuarem fazendo negócios de forma segura.

Por estes e outros motivo o backup, para empresas, se encaixa perfeitamente como uma ferramenta não somente técnica mas também estratégica. Afinal, empresas que cuidam de seus dados deixarão de fazer negócios com empresas que não têm a mesma preocupação.

Vale ressaltar, que além do backup, existem outras medidas relacionadas a processos, cultura de segurança da informação e também ferramentas que devem ser consideradas para se garantir a segurança dos dados.

Por que utilizar a nuvem para fazer backup?

Atualmente é impossível falar em qualquer solução de tecnologia e ignorar a computação em nuvem. Esta tecnologia nos possibilita utilizar recursos computacionais de forma escalável e com otimização de recursos tanto financeiros quanto computacionais.

Outro ponto muito vantajoso em em estrutura de nuvem são as características de segurança, em especial, o data center. Ao utilizar a nuvem é possível com um custo irrisório utilizar recurso computacional em uma estrutura moderna, performática e segura que está em constante melhoria, monitoramento e segue rígidos padrões de controle.

O investimento necessário para equiparar recursos de redundância de energia , conectividade, controle de acessos físico no local e até mesmo a arquitetura do prédio são altos e torna-se inviável para empresas que não possuem isso como core-business ter uma estrutura tão completa.

Desta forma, a nuvem é, sem dúvidas, a forma mais segura e eficiente para armazenamento de dados. Consequentemente, a melhor maneira de salvar dados em nuvem é através do backup em nuvem!

Como funciona uma solução de revenda de backup?

Aqui na Platon nós dividimos uma solução de revenda de backup em nuvem em três camadas:

  • Software de backup;
  • Data center (armazenamento em nuvem);
  • Central de monitoramento;
  • Painel de gestão – Dashboard;
  • Relatórios informativos;
revenda de backup em nuvem
Figura 1 – Funcionamento de uma revenda de backup em nuvem

Cada uma destas camadas possui sua importância e são fundamentais para, além de garantir segurança nos backups, facilitar a gestão e acompanhamento de todas as rotinas de backup em seus clientes.

Software

O software de backup é o agente que fica instalado nos servidores e computadores dos clientes. É através do software que são feitas todas as configurações de rotinas, horários, dias, arquivos e demais regras para que os backups sejam realizados.

É no software que acontece o processo de criptografia, compactação e retenção dos dados. Já comentei neste post sobre a criptografia e retenção. A compactação é feita justamente para otimizar a forma como os dados são armazenados e ocupam o espaço de armazenamento em nuvem.

Existem vários softwares para realização de backups. Aqui na Platon o software utilizado é o Ahsay, um dos mais utilizados e melhores softwares para backup em nuvem.

Na solução de revenda de backup em nuvem Backup Seguro, é possível além de contar com este renomado software, inserir a sua logo nele e reforçar sua marca perante seus clientes!

Data center

De nada adianta utilizar um software robusto de backup se os dados são enviados para uma estrutura de armazenamento que não seja confiável. Por isso, é crucial fazer o uso de uma estrutura de data center, pois essa estrutura possui uma série de recursos de segurança para garantir a disponibilidade e segurança dos dados.

Powered by Rock Convert

Para assegurar segurança e disponibilidade de dados necessárias em nuvem, um data center deve possuir certificações de segurança, desempenho e up-time. Dentre estas certificações as mais importantes são: TIER III e ISO 27.001.

Certificação TIER III

A certificação TIER III está relacionada aos níveis de up-time, performance, segurança, redundâncias, características físicas do prédio onde ficam os servidores e demais equipamentos de infraestrutura. Atualmente no Brasil aproximadamente 80 data centers possuem esta certificação. Conheça os data centers.

Certificação ISO 27.001

A certificação ISO 27.001 diz respeito a padrões adotados pelo data center para operar tecnologias e processos de forma a garantir a segurança da informação. Inclusive, a ISO 27.001 é uma das normas adotadas para adequação das empresas a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Central de monitoramento

A Central de monitoramento funciona a nível de data center e basicamente é um serviço (agente) que controla todas as rotinas de backup.

Sendo assim, mesmo que um computador esteja desligado no momento de realizar um backup a Central registrará que aquela rotina de backup não foi executada. Além de backups não executados, também são monitorados todos os demais status de rotinas em execução para devidos apontamentos nos relatórios informativos de backup.

Relatórios informativos

Os relatórios informativos contém todos os detalhes a respeito das rotinas, arquivos, cotas de backup, quantidade de dados enviados e principalmente o status das rotinas de backup.

Na solução de backup em nuvem da Platon, os relatórios são enviados por email, mas também é possível visualiza-los através do software de backup ou mesmo através do Painel de gestão – Dashboard

Painel de gestão – Dashboard

No Painel de gestão é possível visualizar de forma prática e centralizada, todas as informações referente as rotinas de backups de seus clientes.

Tratando-se de uma revenda de backup, através do Painel de gestão fica muito fácil fazer a gestão de todos os clientes e agir de forma proativa em cima das situações de correções e necessidades de ajustes de configurações nas configurações do software de backup.

Por que meus clientes precisam de backup?

Como mencionei no início deste post, por mais que pareça óbvio e simples, muitas empresas negligenciam a segurança de dados e certamente algumas destas empresas estão hoje em sua carteira de clientes.

Então, por que não oferecer esta melhoria para estas empresas e ainda incrementar a sua receita recorrente?

Além disso, ao implantar uma solução de backup seguro em seus clientes você fará com que seus atendimentos de suporte para recuperar dados diminua drasticamente ou mesmo seja eliminado, te liberando mais tempo para atender necessidades mais estratégicas de seus clientes.

Lembre-se: Se você quer garantir a segurança dos dados de seus clientes você não deve apenas vender espaço na nuvem, mas sim uma solução completa de segurança de dados com várias camadas de controle e segurança.

Separamos algumas dicas para você ter mais sucesso na venda de backup no post: Como vender backup em nuvem.

Vantagens de ser uma revenda de backup em nuvem

Concentre-se no que você é bom e delegue todo o resto. – Steve Jobs.

A terceirização nunca esteve tão em alta quanto agora. Uma das chaves do sucesso para qualquer negócio é manter uma boa relação com os clientes ao mesmo tempo em que realiza com excelência as entregas estabelecidas no momento do fechamento do contrato.

Por isso, quanto mais energia você e seu negócio concentrar no core-business de sua empresa, menos problemas surgirão na relação com seus clientes. Portanto, não é viável estratégica e financeiramente investir em uma estrutura própria de backup em nuvem para atender a uma necessidade que, para o seu cliente, é periférica a solução principal contratada.

Motivos para não investir em uma estrutura própria de backup em nuvem:

  • Alto investimento em hardware com depreciação e custo de manutenção;
  • Necessidade de equipe especializada em gestão de data center em tempo integral;
  • Dificuldade em atingir os mesmos níveis de segurança, disponibilidade e performance de data centers certificados;

Isso não quer dizer que você não deva agregar valor ao seu cliente e fazer somente o “feijão com arroz”. Tá aí a beleza e benefícios da terceirização (e também da tecnologia em nuvem rsrsrs).

Ao terceirizar sua solução de backup em nuvem você passa a cuidar somente do gerenciamento dos clientes e suas rotinas. E todo o funcionamento da solução em todas as camadas é responsabilidade da empresa que fornece a revenda de backup para você.

Benefícios de revender backup em nuvem

  • Contratação por demanda de espaço sem necessidade de realizar investimento de capital (CAPEX);
  • Zero custo com manutenção, atualizações e melhorias de hardware e sistemas;
  • Equipe especializada em nuvem e em soluções de backup;
  • Escalabilidade para crescimento sem se preocupar com upgrades de estrutura local;
  • Maior segurança dos dados por utilizar estrutura de data center certificado;
  • Facilidade de gestão das rotinas através do painel de gestão (dashboard) e relatórios informativos por email;
  • Execução automática dos backups através dos agendamentos do software;

Aqui na Platon nós desenvolvemos uma solução específica para revenda de backup em nuvem!, conheça o Backup Seguro!

O que é o Backup Seguro?

O Backup Seguro é uma solução de revenda de backup desenvolvida pela Platon para atender empresas que atuam na área de tecnologia. Com o Backup Seguro, você conta com todos os recursos e tecnologias citadas neste conteúdo. Além disso, também tem apoio técnico de um time de suporte especialista em backup, nuvem e segurança de dados!

Além do suporte técnico, ao ingressar no Backup Seguro você e seu time comercial (caso prefira) recebem um treinamento exclusivo para estruturar a abordagem de vendas e acelerar os ganhos com a nossa solução.

Ficou interessado? Converse com nossa equipe. Você pode nos ligar através do 49 3380-8700, preencher o formulário de contato abaixo ou também nos acionar através do Chat Online no balãozinho verde logo abaixo. Aguardamos seu contato!

Deixe-nos seu contato para obter mais informações sobre este assunto

Fique tranquilo, não enviaremos spam para você.

Vinicíus Chaves
Vinicíus Chaves
Diretor de Marketing

Deseja conhecer mais sobre a Platon?

Fale conosco ou encontre-nos nas redes sociais: